Educação

Formação Continuada Aborda Ensino Inclusivo em Caraguá

Tamoios News
Cláudia Moysés

Cláudia Moysés

A primeira formação continuada do segundo semestre letivo, voltada para professores de Ciências da Rede Municipal de Ensino, abordou o ensino inclusivo em sala de aula. O encontro ocorreu na EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues (Indaiá) na última segunda-feira (10).

O professor Luiz Alfredo de Paula, responsável pela formação, disse que a proposta é despertar a criatividade dos educadores para a construção de materiais e atividades que atendam estudantes com baixa visão ou cegueira, como também os demais.

A pedagoga Luciane Molina, que é deficiente visual, apresentou vários tipos de materiais disponíveis no mercado, confeccionados com texturas e formatos diferenciados que atendem a todos. Ela também explicou a diferença de uma pessoa cega para outra com baixa visão, entre material adaptado e material inclusivo, como se portar diante de uma pessoa cega, os recursos para mobilidade, entre outros assuntos.

Os professores do setor de Educação Inclusiva, que atuam nas salas de recursos, também abordaram atividades para serem desenvolvidas pelos colegas da disciplina de Ciências que lecionam para estudantes com deficiência visual.

O professor Carlos Roberto Dias, da EMEF Profª Maria Moraes de Oliveira (Jardim Gaivotas), disse que a formação proporcionou uma nova perspectiva para o trabalho. “Não sabia que, no mercado, existem vários materiais para atender este estudante, especificamente. As dicas também foram importantes. Além disso, surgiram ideias novas nesse encontro”, afirmou.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social de Caraguá

Deixe um Comentário