O Hospital Regional de Caraguatatuba deverá ser inaugurado nesta segunda-feira, dia 30, após pressão feita pelos prefeitos da região, preocupados com a disseminação do coronavírus em seus município.
O hospital que está sendo administrado pelo Instituto Sócrates Guanaes vai abir com poucos leitos, cerca de 20 e aos poucos implantando outros. A inauguração é emergencial para atender os casos do covid-19.
A abertura demorou para ocorrer. As obras começaram em 2016. A inauguração deveria ocorrer em 2018, depois em 2019 e finalmente, acontece nesta segunda-feira.
O hospital conta com nove salas de cirurgia e 220 leitos – 186 leitos operacionais distribuídos em 48 de clínica médica, 48 de clínica cirúrgica, 25 de ortopedia e traumatologia, 25 de neurocirurgia e 40 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), além de 16 leitos de Day Clinic e 20 leitos de Pronto-Socorro.
A sua construção foi financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com investimentos de R$188 milhões utilizados na construção e aquisição de equipamentos para o hospital, que será referência na região no atendimento de casos de média e alta complexidades. Uma ala de Oncologia está sendo construída atendendo pedido do prefeito Aguilar Júnior, de Caraguatatuba.
Confira fotos com detalhes do novo Hospital Regional: