Funcionários da empresa Ecopav, responsável pela coleta do lixo urbano nos bairros da costa sul de São Sebastião, decidiram fazer uma paralisação na manhã desta terça(18). A coleta estaria interrompida há três dias. Costa sul produz cerca de 20 toneladas de lixo por dia. Sessenta trabalhadores da Ecopav aderiram a paralisação.
Segundo os funcionários, o motivo da paralisação é que a empresa estaria deixando de recolher o fundo de garantia; descontando a contribuição sindical deles, mas não repassando ao sindicato da categoria; e, que também, a Ecopav não estaria fornecendo equipamentos de proteção aos trabalhadores.
Os funcionários cruzaram os braços e permanecem em frente a regional da empresa na Praia da Baleia. Eles aguardam a presença de um dos representantes da empresa para dar explicações sobre as reivindicações.
Ecopav
O Tamoios News tentou obter informações no escritório da Ecopav, em São Sebastião, mas foi informado de que somente a sede da empresa, na capital, poderia se pronunciar a respeito do assunto. Em São Paulo, foi informado que nenhum dos diretores se encontrava no local para dar informações. A Ecopav disse que iria retornar as ligações mais tarde.
Prefeitura
A Prefeitura de São Sebastião esclarece que respeita o direito de manifestação dos funcionários da empresa, porém, não pode intervir em questões administrativas internas que só dizem respeito à relação de trabalho entre trabalhador e empregador.
No que diz respeito à interrupção da coleta de lixo, principalmente nos bairros da Costa Sul da cidade, a Secretaria de Serviços Público (SESEP) por meio de suas regionais, iniciou um plano de contingência e segue monitorando a situação.
Em relação à prestação de serviço da empresa, a Prefeitura – que está com todos os compromissos financeiros em dia, para com a empresa – já tem um procedimento aberto para aplicação de penalidade.