Educação

Fundart oferece vagas para oficina de adereços e alegorias carnavalescas

Tamoios News
Divulgação
Divulgação

As oficinas terão como foco o reuso de materiais

A oficina de confecção de adereços e alegorias carnavalescas com reuso de materiais está com inscrições abertas. A proposta que será ministrada pela arte-educadora Sabrina da Silva Pedrosa, além do ensino das técnicas artesanais e das propriedades dos materiais, os participantes terão contato com a cultura do reuso, sua importância ambiental, seu potencial econômico e de transformação comunitária.

No curso, os arte-educandos também conhecerão os artesãos e as comunidades tradicionais de Ubatuba, caiçaras, quilombolas e indígenas tendo seus ensinamentos como referência e inspiração dos encontros e produtos resultantes.

Nos encontros será introduzido o estudo e prática das técnicas artesanais, como pintura, colagem, cartonagem, montagem de acessórios e adereços; e num segundo momento, técnicas de marcenaria, serralheria, fundição, pintura e reforma de móveis e objetos. Tudo isso como forma de compreender o produto como um processo, pensando na cadeia produtiva limpa e respeitosa como um todo, das pessoas que inspiram o conceito, matérias primas ao produto e consumidor final.

Num módulo específico e durante todo o programa, abordarão temas de sustentabilidade, buscarão entender a situação do lixo da cidade de Ubatuba, calcularão os impactos que poderão evitar com essa ação. Sim! Farão dessa oficina, uma ação.

A oficina acontece toda quarta-feira no Espaço Cultural da FundArt, antigo Ciretran, no Centro de Ubatuba. Mais informações sobre inscrições: 12-3833-7000.

Programação:

1. cultura dos ofícios, do carnaval e do lixo

2. referências e inspirações

3. produção de adereços

4. produção de alegorias

Atividades externas

  • visitas às comunidades tradicionais de Ubatuba
  • colheita de “lixos-matérias-primas”
  • ações comunitárias.

As oficinas destinam-se a interessadas(os) em técnicas artesanais e reuso de objetos, independente de sua experiência, com idade a partir de 16 anos.

Deixe um Comentário