Cidades Geral

1ª fase do Genfest contará com voluntariado em organizações da sociedade civil na Bolívia, Peru, México e Venezuela

Tamoios News

De 12 a 18 de julho, centenas de jovens brasileiros e de outras 43 nacionalidades participarão da 1ª fase do Genfest que, este ano, tem sua primeira edição internacional programada para ocorrer no Brasil. Nessa 1ª das três fases do evento, os jovens poderão atuar como voluntários em mais de 36 OSC’s (organizações da sociedade civil e comunidades sem fins lucrativos) do Brasil e da América Latina.

O Genfest deve receber 6.000 jovens do Brasil e de outros países, sendo um grande festival promovido pelo Movimento dos Focolares, que pela primeira vez será realizado na América Latina, na cidade de Aparecida (SP). As inscrições continuam abertas para jovens de 18 e 35 anos, exclusivamente no site oficial www.genfest.org. Quem tem mais de 35 anos pode se inscrever como voluntário.

Na edição deste ano, o festival conta com a parceria de instituições filantrópicas da Bolívia, México, Peru e Venezuela, que atuam em prol dos mais carentes, dos idosos e das crianças por meio de ações no âmbito da educação, alimentação e promoção humana. Conheça esses parceiros e o trabalho de amor e caridade que eles vêm prestando, para a construção de uma sociedade mais solidária e fraterna.

Fundación “Asociación Casa de los Niños (Bolívia) – A entidade tem como missão acolher crianças e famílias empobrecidas, doentes ou em emergência social. Atualmente, a fundação atende mais de 100 famílias e mais de 250 meninos e meninas. Seu principal desafio é a construção e o fortalecimento do vínculo intrafamiliar entre as famílias da comunidade, com respeito à cultura e o contexto em que se desenvolvem. A atuação da Casa de los Niños ocorre com base em programas de sensibilização socioeducativos, que procura de forma a garantir uma vida digna respeitando os seus direitos e facilitando o acesso a novas oportunidades, para que no futuro possam ter uma melhor qualidade de vida. Saiba mais em: www.facebook.com/casadelosninosbolivia.

Refugio de La Esperanza, Casa San Benito (México) – Trata-se de uma casa de acolhida para jovens em situações críticas. Há 4 anos tem seu modelo baseado na espiritualidade da unidade e em programas de recuperação de adições. Com a missão de recuperar os jovens para uma vida com mais dignidade humana, a Casa San Benito tem também um programa onde são realizados trabalhos na horta e carpintaria. Saiba mais em: www.refugiodelaesperanzacasasanbe.godaddysites.com/ e www.facebook.com/RefugioDeLaEsperanzaSanBenito/.

Promoción Integral de la Persona para una Sociedad Fraterna (México) – É uma Associação Civil fundada em 2014 que promove iniciativas em diversas frentes de ação social, num horizonte de fraternidade e promoção da dignidade da pessoa e do desenvolvimento integral das comunidades onde atua. As suas iniciativas estão orientadas para temas como guarda dos filhos, ecologia e desenvolvimento comunitário, prevenção e reabilitação de dependências, promoção da cidadania, voluntariado internacional, entre outros. Saiba mais em: www.promociondelapersona.org/.

Hogar y centro de día para el adulto mayor “Chiara Lubich” (Peru) – A Instituição foi criada para abrigar idosos sozinhos, doentes e abandonados. O lar oferece amor concreto a todos aqueles que viveram sem conhecer nenhum sinal de carinho, com a proposta de, por meio do voluntariado, mudar a realidade, de tristeza, dor e abandono. A missão é cuidar, atender e acompanhar qualquer idoso que necessite, fazendo-os sentir o calor de uma família. Os jovens voluntários podem ajudar no deslocamento dos idosos para realização das atividades, assim como na distribuição de alimentos aos beneficiários em suas residências. Saiba mais em: www.facebook.com/HogarChiaraLubichLamud.

Aliança de Misericórdia (Venezuela) – A instituição desenvolve dois projetos sociais com crianças em situação de desnutrição nas cidades Guayana (desde 2014) e Bolívar (desde 2018). No total, são atendidas 160 crianças que recebem de segunda a sexta-feira almoço, lanche, além de formação humana e espiritual e reforço escolar. Saiba mais em: https://aliancasocial.org/venezuela/.

Um evento em 3 fases* – Com o tema “Juntos para Cuidar”, o Genfest 2024 está dividido em três fases: a 1ª, voltada à ação social, será realizada de 12 a 18 de julho ao redor do Brasil e em alguns outros países da América do Sul. A 2ª e 3ª fases do evento vão acontecer na cidade de Aparecida/SP, de 19 a 24 de julho. Mais informações e inscrições no site www.genfest.org.

Serviço

Inscrições e novidades do Genfest 2024 disponíveis no site www.genfest.org.  E se deseja fazer uma doação para transformar a realidade de jovens que sonham participar do Genfest, e não tem condições financeiras, faça pix no e-mail [email protected] ou no Banco do Brasil (001), Agência 3583-1, Conta Corrente 4448-2, CNPJ: 05.056.796/0001-18, Favorecido: MOVIMENTO DOS FOCOLARES MARIAPOLIS GINETTA.

Fonte: Assessoria de Imprensa Genfest