Cidades Geral

7 de setembro, dia em que, às margens do rio Ipiranga, D. Pedro tornou o país independente

Tamoios News

A Independência do Brasil é um dos acontecimentos históricos mais importantes de nosso país. Marca o fim do comando português e a aquisição da autonomia política. A Independência do Brasil aconteceu às margens do rio Ipiranga, hoje atual cidade de São Paulo. O Príncipe Regente Dom Pedro gritou “independência ou morte” após esse momento, simbolicamente, o Brasil não era mais uma colônia de Portugal e finalmente ficou estabelecida a Independência do Brasil. Logo após a Independência, o Brasil passou a ser uma monarquia, uma forma de governo em que os poderes eram exercidos por um Imperador.

Segundo historiadora Arlene Elizabeth da Silva a independência do Brasil é o fato mais relevante da História do Brasil, pois marca a ruptura da submissão do Brasil colônia com a metrópole. “Após a vinda da família Real Portuguesa ao Brasil, a colônia tornou-se a principal fonte de financiamento através da retirada das suas riquezas naturais, pois até então o Brasil era a mais rica e bem-sucedida das colônias portuguesas, o que tornava a situação econômica da colônia muito precária. Os ideais de independência fizeram muitas vítimas que lutaram para romper o domínio de Portugal, um dos casos mais conhecidos foi à execução de Tiradentes pela coroa portuguesa, pois era um defensor deste ideal na Inconfidência mineira”.

De acordo com ela, o príncipe regente ouvindo o clamor dos seus súditos, convoca uma Assembleia Constituinte e algumas medidas foram tomadas para desligar a colônia da metrópole e conclamar o povo para a independência, mas essas medidas causaram retaliações de Portugal que decretou a anulação da Assembleia Constituinte e suas medidas e exigia a volta imediata do príncipe regente a Portugal. “Quando recebeu essas notícias, através de uma carta, como se encontrava em viajem de Santos para São Paulo, estando ele as margens do rio Ipiranga, revolta-se e brada em alto e bom som “Independência ou morte” incitando a todos a pegar suas armas e resistirem às ordens da coroa”.

A historiadora conclui dizendo que um dos principais personagens que aconselharam o príncipe regente a emancipar o Brasil e conseguinte o maior idealizador da independência foi José Bonifácio de Andrada e Silva que era ministro da colônia e ficou conhecido como “patriarca da independência”.

Fonte: Redação/Tamoios News