A Agenda 2030 é um plano global adotado pela ONU em 2016 por líderes de 193 países, com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas que têm como objetivo erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir paz e prosperidade para todos até 2030.
Os ODS incluem metas como educação de qualidade, igualdade de gênero, ação climática e trabalho decente.
A Agenda 2030 busca a colaboração entre governos, sociedade civil e setor privado para enfrentar desafios globais e promover um desenvolvimento inclusivo e sustentável, mas especialistas alertam que ainda há um longo caminho para atingir as metas definidas.
Brasil caminha a passos lentos
Apesar de terem aceitado o compromisso de atingir as metas propostas no acordo, nem todos os países estão caminhando tão rápido para chegar a esses objetivos.
O Brasil, por exemplo, de acordo com dados do Relatório Luz, publicado pelo Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 durante o Fórum Político de Alto Nível, realizado este ano pela ONU, cumpriu apenas 7% dos ODS previstos na Agenda.
O papel da educação na Agenda 2030
Além de ações governamentais, são necessárias ações individuais para atingir as metas definidas, é o que apontam diversos especialistas e será o tema tratado na nova palestra online gratuita “Sustentabilidade socioambiental e agenda 2030: Impactos e contribuições da educação” realizada pelo Prof.Dr. Estélio Silva Barbosa, Diretor de Responsabilidade Social da UniLogos, universidade promotora do evento, que será realizado no canal do Youtube da Universidade.
Fonte: Assessoria de Imprensa