Geral São Sebastião

Baleia Jubarte é resgatada de cerco em Toque Toque Pequeno

Tamoios News

Uma baleia, da espécie Jubarte, de cerca de oito metros de comprimento, foi liberada na noite deste domingo, após ficar presa em um cerco de pesca na praia de Toque Toque Pequeno, na costa sul de São Sebastião.

A soltura da baleia foi feita com apoio da Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Instituto Argonauta e de pescadores caiçaras. Foi um trabalho bastante difícil e que exigiu muitos cuidados, uma vez que o animal estava muito estressado.

O próprio prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, participou e colaborou na  soltura da baleia. O prefeito fez questão de agradecer oapoio e a solidariedade de todas as pessoas envolvidas na soltura da baleia.

A baleia após ser liberada do cerco, bastante estressada, seguiu em direção as águas mais profundas. Ambientalistas pretendem monitorar o animal até que ele esteja em situação mais segura.

Júlio Cardosos, do Projeto Baleia à Vista, informou que a baleia ainda está com pedaço de rede de pesca enroscado em seu corpo, por isso, ainda corre riscos.

Ele recomenda que as embarcações não se aproximem muito da baleia, caso encontrem com o animal na costa do Litoral Norte. O Projeto Baleia à Vista vem registrando a presença de baleias, da espécie Jubarte, em nossa região, desde a semana passada.