Geral Ilhabela

Ilhabela: Prefeitura e Yatch Club fecham parceria para a semana internacional de vela

Tamoios News
Fotos: SVI/Divulgação

O maior evento de vela do Brasil e da América Latina será realizado de 13 a 20 de julho

A prefeita de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira, a Gracinha, confirmou apoio ao  Yatch Club de Ilhabela na realização da 46ª da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, que acontecerá de 13 a 17 de julho.

Reunião de ontem(14), entre a prefeita Gracinha e diretores do Yach Club de Ilhabela

Gracinha esteve com seus assessores, entre eles, os secretários municipais de Planejamento e Gestão Estratégica (Luiz Antônio dos Santos – o Luiz Lobo), Esporte e Lazer (José Roberto de Jesus – o Beto de Mazinho), Desenvolvimento Econômico e do Turismo (Bianca Colepícolo) em uma reunião ontem, sexta, com os diretores do Yacht Club de Ilhabela.

Durante o encontro, que contou com as presenças de Mauro Dattori, diretor de Vela do Yacht Club de Ilhabela, Alex Costa Pereira (diretor jurídico do Yacht Club) e Carlos Sodré (coordenador técnico da Vela em Ilhabela), a prefeita, secretários e os representantes do Yacht trataram das providências já iniciadas para realização da principal competição da modalidade no Brasil.

“O objetivo principal da reunião foi confirmar o apoio e a parceria”, destacou a chefe do Executivo ilhéu, Gracinha. A prefeitura deverá patrocinar os eventos paralelos da competição, como shows, palestras e atividades culturais.

O diretor do Yacht e organizador da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, Mauro Dattori, falou sobre a reunião desta sexta-feira. “Esse entendimento com a prefeita e secretários é fundamental para realizar mais um evento de grande sucesso e divulgar a cidade e a vela. O trabalho já começou, tratamos de vários aspectos do evento, das atividades de dentro e de fora d’água”, disse Mauro Dattori.

Após o encontro de sexta, os secretários municipais realizarão novas reuniões nos próximos dias para avançar ainda mais nos preparativos do evento, que no ano passado confirmou o sucesso e com as regatas, atrações, shows e muita atividade cultural do Race Village – estrutura instalada no Centro Histórico da cidade –, que atraiu milhares de turistas e movimentou a economia do município no período. 

O evento

A Semana de Vela é tradicional na ilha e todo ano atrai velejadores de outros Estados e de outros Países, pela geografia da região e pelas condições perfeitas nas águas do arquipélago, que favorecem o esporte.

 

A criação do Race Village, em 2017, veio a somar para o sucesso, levando o evento, que antes se concentrava no Yacht Club de Ilhabela, para o Centro Histórico da cidade, com o objetivo de integrar a comunidade, turistas, visitantes e velejadores com suas famílias. Esse espaço ofereceu nos últimos anos shows com artistas conhecidos do público, além de apresentações de dança, exposições, espaço de cinema, palestras, passeios para acompanhar as regatas e muito mais.

 

O secretário de Esporte e Lazer, Beto de Mazinho, lembrou que a parceria entre a Prefeitura e Yacht Club resultou em um retorno visto também pelos comerciantes e pela rede hoteleira. “Nesse período, em julho de 2018, a taxa de reservas nos hotéis chegou a 90% e à média mensal se manteve em 80%. Estima-se que em torno de 70 mil pessoas frequentaram o Race Village durante o mês náutico”.