Geral Ubatuba

Instituto Argonauta e Aquário de Ubatuba divulgam Boletins do lixo

Limpeza das praias começa às 5 horas da manhã

Nos meses de agosto e setembro 132 praias do litoral Norte de São Paulo foram monitoradas diariamente, sendo 57 em Ubatuba, 15 em Caraguatatuba, 31 em São Sebastião e 29 na Ilhabela

Ao longo do mês de agosto, 91 praias (68,9%) do litoral norte apresentaram itens espalhados em toda sua extensão e foram classificadas na categoria “Traço”.

Neste período, nenhuma praia foi classificada como “Caótico”. No entanto, foram registradas situações pontuais desta categoria no município de São Sebastião.

Em Ubatuba, foram retirados 295,3 kg de amostras de lixo das praias monitoradas, em Caraguatatuba 280,4 kg, São Sebastião 457,6 kg e em Ilhabela 146,3 kg, totalizando 1179,6 kg. Os valores de peso são referentes a uma amostragem diária do local.

Já em setembro, 1100,9 kg de amostras de lixo foram retirados das praias do litoral Norte.  Em Ubatuba, um total de 279,7 kg, em Caraguatatuba 301,5 kg, em São Sebastião 461,6 kg e em Ilhabela 58,2 Kg.

A situação “Caótico” foi pontual nas praias localizadas em Ubatuba (Toninhas), Caraguatatuba (Porto Novo) e São Sebastião (Praia das Gaivotas).

O boletim é emitido mensalmente e tem como objetivo sensibilizar turistas, moradores e autoridades da região do litoral Norte Paulista quanto aos impactos causados pela presença do lixo no ambiente marinho.

 

 

error: Alerta: Conteúdo protegido!