Brasil Geral

Marinha do Brasil participa do Dia Mundial da Limpeza das Praias 2020

Tamoios News

No dia 19 de setembro, a Marinha do Brasil vai se unir a milhares de voluntários em todo o país para uma maratona de limpeza em celebração ao World Cleanup Day 2020 (Dia
Mundial da Limpeza). A data simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para o problema do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos, incluindo detritos marinhos.

Visando contribuir para as ações de conscientização ambiental previstas no Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, a Marinha do Brasil incentiva a população a participar, junto dos seus militares, dos eventos promovidos pela Força nas praias, rios, lagos e ambientes costeiros do país.

Esta é a terceira edição do “World Cleanup Day”, que foi realizado pela primeira vez em 15 de setembro de 2018 e reuniu 18 milhões de pessoas em 157 países. No ano passado, o dia de maior coleta de lixo da história da humanidade foi desenvolvido em 21 de setembro e envolveu 180 países e 21 milhões de voluntários.

Cada país aborda as questões relacionadas ao lixo que são mais urgentes para a sua realidade.

As Capitanias e Delegacias subordinadas ao Comando do 8º Distrito Naval realizarão diversas atividades em suas respectivas áreas de jurisdição, a fim de promover a conscientização da comunidade náutica e da sociedade em geral para a preservação e limpeza dos rios, lagos e represas, bem como contribuir para a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e prevenção da poluição hídrica por embarcações, além da conscientização de que as medidas adotadas concorrerão para o fomento sustentável da economia do mar e preservação da Amazônia Azul.

PROGRAMAÇÃO:
 
A Marinha do Brasil atuará nas seguintes praias do Litoral Norte de SP:
– São Sebastião: Praias de São Francisco e Portal da Olaria;
– Ilhabela: Praias do Curral e Santa Tereza; e
– Caraguatatuba: Praia Martim de Sá.