Geral São Sebastião

Pescadores registram presença de mancha de óleo no Canal de São Sebastião

Tamoios News

Pescadores registraram, na manhã desta quinta(25),  a presença de uma mancha de óleo no canal entre São Sebastião e Ilhabela. A mancha, segundo os pescadores, tinha cerca de 50 metros de extensão por 20 metros de largura. A poluição teria sido causada por óleo queimado.

A Marinha do Brasil disse que foi comunicada da presença da mancha na região, mas não conseguiu localiza-la. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente informou que técnicos da Cetesb(Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), também, fizeram pesquisa no canal e nada teria sido encontrado.

A mancha pode ter se dispersado ou levada para alto mar pela corrente marítima. Os pescadores fizeram fotos e vídeos da poluição e cobraram fiscalização por parte dos órgãos ambientais.

O presidente do Instituto Argonauta, Hugo Galo, disse que, por se tratar de uma mancha pequena, seria difícil identificar o causador da poluição. Segundo ele, pode ser de um barco que trocou o óleo do motor e lançou o óleo velho no mar ou, então, óleo que vazou de um barco. Galo disse que independente do tamanho da mancha vista pelos pescadores, o óleo pode causar danos as aves e peixes.