Cidades Geral

Projeto Mar é Cultura oferece cursos de capacitação em Maricultura

Tamoios News

O Projeto Mar é Cultura realizado pela AMESP – Associação dos Maricultores do Estado de São Paulo, em parceria com a Petrobras Socioambiental está oferecendo cursos de capacitação em maricultura com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da atividade. A maricultura é reconhecida como a prática de cultivo de organismos marinhos, como peixes, crustáceos, moluscos e algas. Ela pode ser realizada em ambientes aquáticos, costeiros ou até mesmo, em alto mar. A atividade produtora em áreas marinhas vem ganhando cada vez mais importância devido ao crescente interesse por uma alimentação saudável e por ser uma alternativa de fonte de renda para muitas comunidades costeiras regionais.

O público participante irá obter conhecimentos básicos sobre a ecologia e biologia das espécies cultivadas e saber sobre a importância de técnicas de manuseio adequadas para garantir melhor qualidade e preço dos produtos.

Os cursos abrangerão ainda a parte prática de operação e manejo dos petrechos e equipamentos utilizados na maricultura. Posteriormente, os alunos também poderão estabelecer contato com laboratórios de reprodução, larvicultura e engorda de organismos marinhos.

As aulas oferecerão uma visão socioambiental e empreendedora da atividade para que os alunos capacitados possam atuar de forma ética e profissional, buscando sempre a sustentabilidade da atividade.

Os cursos serão gratuitos e terão o apoio do Instituto de Pesca-IP/APTA/SAA, onde serão ministradas as aulas teóricas sobre o cultivo de algas, moluscos peixes e reprodução de peixes marinhos. Já as aulas práticas acontecerão nos municípios de Ubatuba e Caraguatatuba.

Os cursos de capacitação oferecidos visam capacitar os interessados, especialmente aqueles residentes nas áreas de abrangência do Projeto, municípios de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela, para os quais é oferecido custos com transporte, alimentação e alojamento.

De acordo com Rhani Ducatti, coordenadora do Projeto Mar é Cultura “os cursos abordam um panorama geral sobre implantação de sistemas de cultivo de peixes, moluscos bivalves e algas, assim como o manejo e qualidade dos produtos obtidos da maricultura. Sendo assim, poderão também difundir a maricultura como fonte de alimento e renda para a as comunidades costeiras, bem como uma visão ecológica, econômica e social da atividade.”

Para saber mais, visite o site da associação (amespmaricultura.org.br) e as redes sociais do Projeto Mar é Cultura (@projetomarecultura).

Texto: Projeto Mar é Cultura