Geral Ubatuba

Ubatuba: Região Sul ganha base oficial do SAMU

A Prefeitura de Ubatuba inaugurou nesta segunda(5), a base oficial do SAMU( Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), na Maranduba, região sul do município.

Antes, o SAMU funcionava em um quarto dentro do pronto atendimento da Maranduba. não tinha uma base própria. A base oficial funciona agora em um espaço da Administração Regional Sul, com banheiro, cozinha, sala e dois quartos.

O imóvel onde funciona agora a base do SAMU,  recebeu uma boa reforma, com troca da rede elétrica e hidráulica, troca de piso e de portas, reparo do telhado e pintura. Os serviços foram executados em parceria com o comércio da região, que doou os materiais utilizados, e diversos voluntários.

Prefeito Sato fez a entrega da base oficial do SAMU nesta segunda(5)

O prefeito Sato inaugurou a nova base oficial do SAMU nesta segunda(5), fazendo um agradecimento especial aos comerciantes e empresas que colaboraram na reforma do prédio.

Sato aproveitou a ocasião para informar que o SAMU, em sua gestão, ganhou quatro novas unidades e tem desenvolvido um serviço de grande importância para moradores, turistas e veranistas.

” O atendimento prestado por esses profissionais é decisivo em muitas ocorrências e salva milhares de vidas.  Só no ano passado foram quase seis mil atendimentos em toda a cidade. Deixo aqui meus parabéns e muito obrigado a vocês.”

Na oportunidade, o prefeito anunciou também a destinação de uma viatura da Guarda Civil Municipal para atender os bairros da região Sul.

SAMU/Ubatuba 

O SAMU Ubatuba conta hoje com três bases descentralizadas Unidade de Suporte Básico (USB10 Maranduba, USB11 Centro e Centro-Oeste e USB12 Félix), contendo um efetivo de 14 técnicos de enfermagem, e 14 condutores socorristas, e com uma Unidade de Suporte Avançado com efetivo de 5 enfermeiros e 8 médicos, no período de 24H.

Os casos mais graves, como os relacionados a acidentes de trânsito, armas de fogo, envenenamentos, ataques cardíacos ou derrame cerebral, são atendidos pela USA, que é como uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Móvel, que conta com equipamentos como monitor-desfibrilador. O âmbito de atuação do SAMU vai além do município podendo participar de socorros em municípios como Paraty (RJ).

No ano de 2018, o SAMU realizou 5.940 atendimentos em todo município. No primeiro semestre de 2019, já foram feitos 3.288 atendimentos de ocorrências. Os casos mais frequentes são: mal súbito, traumas, acidentes automobilísticos, parada cardiorrespiratória, gestantes, psiquiatria, afogamentos, crise convulsiva, entre outros.

O SAMU de Ubatuba ainda participa do projeto “SAMUzinho na escola”, onde são capacitados agentes escolares com treinamento de atendimento pré-hospitalar (APH) 8 horas para o primeiro atendimento aos alunos/ vítima até a chegada do SAMU, conforme determina a lei Lucas N° 13.722/2018. No primeiro semestre, entre maio e junho de 2019, já foram capacitados 58 agentes escolares. A capacitação continuará no segundo semestre.

 

 

 

error: Alerta: Conteúdo protegido!