Cidades Geral

Unesco integra IMMC ao programa de promoção de Cultura Oceânica

Tamoios News

O Instituto Monitoramento Mirim Costeiro – IMMC recebeu neste início de 2024 o endosso da ação inscrita e intitulada ‘Monitoramento Mirim Costeiro’ como um projeto que faz parte da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável 2021-2030. O endosso é um reconhecimento de que o nosso trabalho desempenhará um papel central no apoio à missão da Década do Oceano de catalisar soluções científicas transformadoras para o desenvolvimento sustentável, conectando pessoas e o oceano, a fim de alcançar a visão da Década do Oceano de ‘a ciência que precisamos para o oceano que queremos’.

Através desta importante chancela, o Monitoramento Mirim Costeiro está atualmente vinculado ao programa da Unesco de promoção da cultura oceânica Ocean Literacy with All (OLWA), articulando-se a nível internacional à rede de projetos que fazem parte deste programa global.

A partir de agora, sendo um Projeto da Década, o IMMC contribuirá de forma proeminente para o alcance dos objetivos e dos desafios da Década do Oceano, principalmente o Desafio 1Compreender e vencer a poluição marinha; o Desafio 9 – Competências, conhecimentos e tecnologia para todos; e o Desafio 10 – Mudar a relação da humanidade com o oceano.

A meta do IMMC é envolver mais 30 escolas e desenvolver uma plataforma on-line pública para a divulgação e compartilhamento dos dados científicos que os alunos estão coletando durante o monitoramento das praias até 2030. Estes dados poderão futuramente integrar o banco mundial de informações sobre o estado do oceano, que está sendo desenvolvido de forma colaborativa através da comunidade de prática Ocean Data Sharing ao qual o IMMC está associado. Iremos trabalhar com estruturas de coordenação da Década para catalisar a concepção e a entrega conjunta com novas ações, desempenhando um papel de liderança e parcerias em prol de um oceano saudável e sustentável para todos.

 Replicação da metodologia do IMMC

O IMMC começou a dar os primeiros passos em busca da realização de sua missão no ano de 2019 com a capacitação da primeira turma de educadores replicadores da nossa Tecnologia Social no município de Ubatuba, São Paulo. Florianópolis foi o segundo município brasileiro a replicar em 2022 nossa metodologia em sua rede municipal de educação. Por meio de uma parceria com o programa Escola Azul do Ministério do Mar de Portugal, o IMMC levou em 2021 a Tecnologia Social para as escolas portuguesas, expandindo assim as fronteiras da sua Rede de Guardiões Mirins do Oceano para a Europa. Em 2023, iniciamos um trabalho do IMMC intitulado ‘Projeto MMC Ubatuba’, no litoral de São Paulo, apoiado pela Petrobras (2023/2024), por meio do Programa Petrobras Socioambiental, onde inovamos com a montagem de uma van/sede itinerante que está percorrendo várias praias de Ubatuba e fazendo o programa nas escolas municipais, levando a cultura oceânica e a ciência cidadã para São Paulo. Até hoje formamos 4.591 Monitores Mirins Costeiros que já fazem parte da Rede de ‘Guardiões Mirins do Oceano’.

Acesse o site oficial da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável: https://oceandecade.org/actions/monitorament-o-mirim-costeiro/

Fonte: Instituto Monitoramento Mirim Costeiro – IMMC