Caraguatatuba Cidades

Geriatra dá dicas importantes para envelhecer com saúde no encerramento da Semana de Prevenção às Deficiências

Tamoios News
Imagem/Prefeitura Municipal de Caraguatatuba

“Envelhecer com saúde, prevenção de deficiências e manutenção da autonomia” esse foi o tema da palestra do médico pós-graduado em Geriatria e professor da Universidade de Taubaté (Unitau), Campus Caraguatatuba, Márcio Adriano Taniguti, no encerramento da Semana de Prevenção às Deficiências, realizada pela Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi).

Durante a conversa com a plateia, o profissional abordou as conclusões de estudos feitos por especialistas nas zonas azuis do planeta, ou seja, cidades ou regiões onde há maior número de idosos, principalmente centenários, com boa saúde geral, Okinawa (Japão), Sardenha (Itália), Ilha de Ikaria (Grécia), Península de Nicoya (Costa Rica) e Loma Linda (Califórnia, EUA).

“Os hábitos, em comum, dessas pessoas nestes diferentes lugares, são oito principais, manter-se em movimento, ter um propósito de vida; diminuir o ritmo; regra dos 80%, ou seja, parara de comer antes da sensação de saciedade, não se empanturrem de comida; façam escolhas alimentares saudáveis como frutas, legumes, hortaliças, carnes, ovos e leite; mantenham o sentimento de pertencimento; priorizem a família; e vivam em comunidade, mantenham as relações sociais”, destacou Taniguti.

De acordo com o palestrante, essas práticas podem contribuir para o não surgimento das síndromes geriátricas, que são sinais e sintomas habitualmente originados de enfermidades altamente comuns em idosos como hipertensão e diabetes tipo 2, perda de massa muscular, de equilíbrio, cognitiva,  incontinência urinária, entre outros.

“Vocês que frequentam o Ciapi (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso) estão no caminho certo. Aqui, há várias atividades que exercitam o corpo e a mente como hidroginástica, natação, pilates, alongamento, artesanato, também mantêm as relações sociais para um envelhecimento saudável. Dancem, cantem, bebam bastante água, tenham uma dieta e exercícios personalizados, tomem suplementos somente indicados por médicos ou nutricionistas”, afirmou.

Risco de queda 

Em seguida houve um bate-papo e aula prática com a fisioterapeuta, Aline Ferreira, e o educador físico, Leandro Lopes, ambos professores no Ciapi.

Os dois abordaram a importância de manter a massa muscular e o equilíbrio para evitar quedas.

Também deram dicas como eliminar tapetes, cortinas e capas de sofás longos para evitar tropeços; tipos de sapatos e chinelos adequados aos idosos; e colocação de protetores de silicones em quinas do mobiliário para evitar acidentes em casa.

Para encerrar fizeram uma aula de alongamento e força com pequenas bolas para que os participantes pudessem fazem em casa.

“Fiz uma cirurgia de coração e quando fui extubado sofri cinco acidentes vasculares cerebrais. Não conseguia andar, ficava na cadeira de rodas, afetou minha fala, enfim, desde que passei a frequentar o Ciapi em 2022 tive uma ótima recuperação. As atividades no Ciapi me deram qualidade de vida”, disse Gilberto Moreira Campos, 79 anos.

Outra frequentadora do espaço, Sônia Maria Ferreira Pereira, 75 anos, disse que as informações repassadas nas duas palestras foram muito boas. “Conhecimento, nunca é demais. A gente aprende e relembra coisas importantes para o nosso dia-a-dia”, avaliou.

A secretária da Sepedi, Ivy Monteiro Malerba, agradeceu toda equipe da secretaria e do Ciapi, pela realização da Semana de Prevenção às Deficiências bem como os profissionais da Unitau que estiveram no encerramento repassando dicas e informações aos participantes.

Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba