Cidades Meio Ambiente São Sebastião

Governo de São Paulo entrega máquina trituradora de galhos para São Sebastião

Tamoios News
Equipe de trabalho recebe treinamento sobre a utilização da máquina / Foto: SEMAM PMSS

A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Serviços Públicos (SESEP) e do Meio Ambiente (SEMAM), recebeu, na última semana, um triturador de galhos, fruto de uma doação do Governo do Estado.

A máquina será utilizada para realizar o serviço de trituração dos galhos provenientes das podas das árvores, feitas pelos funcionários da SESEP, com destinação final realizada pela SEMAM.

O novo equipamento, modelo BC1000XL, da marca VERMEER, possui grande agilidade e eficiência na trituração. Será utilizado pelas sete regionais da SESEP, conforme cronograma de trabalhos realizados por funcionários da pasta.

Esse é o quarto triturador do município, que em 2019 já adquiriu outros três, de outro modelo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM).

Para manusear o novo equipamento, todos os servidores participaram de um treinamento de operação e manutenção. Após a capacitação, eles receberam um certificado de aptidão para operar a máquina.

Destinação dos resíduos

Atualmente, a SESEP faz a trituração dos galhos, mediante autorização da SEMAM, responsável por fazer a destinação final desse material, que é reutilizado, especialmente, na produção de composto orgânico através da técnica de compostagem.

Um dos beneficiados por essa matéria-prima é o projeto Horta nas Escolas, que vem sendo implementado pela SEMAM em parceria com a Secretaria da Educação (SEDUC), com o objetivo de ensinar os alunos sobre o descarte correto, a compostagem, semeadura, cuidados e colheita. Os legumes e verduras são aproveitados na merenda escolar da rede municipal de ensino, oferecendo um produto saudável e longe de conservantes e agentes químicos.

Essa matéria orgânica também é utilizada na forração vegetal; preparo de solo; arborização e ornamentação paisagística urbana. Uma parte é, também, disponibilizada para produtores rurais do município, o que gera um composto orgânico de qualidade, aplicado na produção local, reduzindo os custos de preparos da terra para o produtor, aumentando sua margem de lucro e fomentando as atividades desses trabalhadores.

Desde 2019, mais de 410 toneladas de poda trituradas foram fornecidas a 35 agricultores familiares cadastrados.

Fonte: Departamento de Comunicação PMSS