A prefeita de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira, anunciará novo secretariado no próximo sábado (25), às 10h, no auditório do Paço Municipal.
A prefeitura de Ilhabela tem 13 secretarias e a chefia de gabinete. Gracinha deverá mexer em pelo menos 50% das secretarias.
Deverão ser substituídos, segundo comentários, os secretários da Saúde, Governo, Serviços Urbanos, Assuntos Jurídicos, Cultura e Meio Ambiente, entre outros. A prefeitura não divulgou as alterações.
Gracinha tomou posse, oficialmente, na noite de terça (21), na Câmara Municipal, após processo conduzido pelo Legislativo que levou a cassação do então prefeito Márcio Tenório.
Ela já estava à frente da Administração desde o último dia 14, quando Tenório foi afastado do cargo pela justiça na Operação Prelúdio II, deflagrada pela policia federal, por suspeita de licitação fraudulenta e superfaturamento.
Segundo consta, Gracinha quer dar uma nova cara para a sua administração e com isso uma nova forma de governo, principalmente, devido ao desgaste político da atual administração, com os recentes episódios envolvendo o ex-prefeito.
A troca de secretários, segundo consta, também, seria por pressão de parte da Câmara de Vereadores. Estaria havendo um descontentamento com a presença, ainda na administração, de secretários muito ligados ao ex-prefeito Tenório.
Na ilha, existe um movimento muito forte pela sociedade civil organizada, contra a indicação de vereadores para ocupar cargos no executivo. Por isso, a nomeação de vereadores para ocupar cargos de secretário, praticamente, estaria descartada.
Gracinha tem experiência politica, foi vereadora e presidente da Câmara, por isso, a mudança no secretariado, além de dar nova imagem para a administração, visa, também, melhorar o relacionamento com os vereadores.