Cidades Ilhabela

“Gripário” começa a funcionar em Ilhabela

Tamoios News
"Gripário" construído em Ilhabela custou R$ 480 mil aos cofres públicos

Começou a funcionar desde ontem, segunda-feira (30), em Ilhabela,  a tenda – “gripário” – montada no estacionamento do Hospital Municipal Governador Mário Covas Junior para atender pacientes com sintomas de gripe.

Ilhabela tem 13 casos suspeitos de coronavírus e 55 notificações de síndromes gripais. A cidade com 35 mil habitantes conta com apenas 8 leitos de UTI.

A tenda, uma das novas medidas de enfrentamento à propagação do coronavírus, o Covid-19, funcionará como um “gripário”, porque atenderá pacientes com sintomas de gripe, que dessa forma não precisarão passar pelo hospital, evitando assim exposição e risco de disseminação do Covid-19, além de desafogar a unidade hospitalar.

De acordo com o secretário de Saúde, Gustavo Barboni, a transferência do atendimento para o “gripário” vai ser gradativa, de acordo com a demanda. Por isso, as primeiras horas do primeiro dia de funcionamento teve movimento tranquilo. Assim, a Saúde está aproveitando para fazer adequações de fluxo.

Outra medida confirmada é a adequação do CAPS (Centro de Apoio Psicossocial), localizado perto do hospital, no bairro Barra Velha, para servir como local de internação de pacientes acometidos por outras doenças, não relacionadas à crise gripal.

O secretário confirmou a entrega de mais respiradores ao hospital e a compra de mais mil testes rápidos, que se somarão aos testes que serão enviados pelo governo estadual. A cidade não tem nenhum caso confirmado de coronavírus.

A prefeita de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira dos Santos Souza, a Gracinha, tem feito diariamente vídeos sobre os números investigados na cidade, cumprindo compromisso de apresentar informações atualizadas sobre a doença e as providências realizadas para enfrentar a pandemia.

Ajuda 

Assim como fizeram as prefeituras de São Sebastião e Caraguatatuba, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, está oferecendo atendimento psicológico online para os profissionais da saúde do município.

“Crises de ansiedade, medo de morrer, medo de se contaminar e contaminar a família, a dificuldade de fazer um certo isolamento da família, tanto dentro da casa indo dormir em algum cômodo, enfim, esses profissionais
tem os mesmos sentimentos, e muitas vezes mais aflorados do que as pessoas que estão enfrentando a crise. Por isso esse atendimento é tão importante para eles”, destacou a prefeita de Ilhabela, Maria das Graças
Ferreira dos Santos Souza, a Gracinha.

O público alvo do acolhimento psicológico online abrange uma série de pessoas que atuam em diferentes áreas do setor da saúde. “Esse atendimento pode ser feito desde aquele que faz a limpeza dos hospitais, UBS’s e pronto-atendimento, aos profissionais mesmo de saúde, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, assistentes sociais, enfim, todos os profissionais e mesmo os administrativos desses locais que estão na linha de frente”, ressaltou o secretário de Saúde, Gustavo Barboni.

Os profissionais que quiserem receber atendimento devem enviar uma mensagem pelo WhatsApp para o psicólogo Herbert, no número 12. 99792-1081, ou para a psicóloga Wdssia, no telefone 12. 99756-6637. Na mensagem, informe o nome, data de nascimento, função e local de trabalho. Importante: Não ligue para esses números, pois provavelmente os psicólogos estarão em atendimento. Assim que receber a mensagem, o técnico contatado retornará para o seu número o mais rápido possível. O atendimento será por voz, podendo ser realizado por Skype ou vídeo chamada no Whatzapp. Esses canais de atendimento ficarão ativos até 30
de abril.