O Natal de Amor acontece há 13 anos em São Paulo e pela 3ª em Caraguá. O diferencial da ação é que as crianças podem escolher seu presente e as doações de brinquedos ainda podem ser realizadas
Por Adriana Coutinho
Movido por um instinto de amor e reforçando o verdadeiro sentido do Natal – o nascimento de Jesus, o advogado Silvio Luiz Lemos realiza há 13 anos e pela terceira vez em Caraguatatuba, uma experiência impar às crianças, o Natal de Amor. Cerca de 400 crianças oriundas de comunidades carentes foram cadastradas e além dos presentes, serão distribuídas mil cestas básicas às famílias. O evento acontece pela 3ª vez em Caraguá.
A distribuição de brinquedos acontece no bairro do Porto Novo, em parceria com a Ong Movimento de Amor ao Próximo – MAP, neste domingo (17) a partir das 9h. A sede fica na Rua Izamira Pinto Santana, nº 459, próximo ao Entreposto de Pesca Artesanal, no Porto Novo.
No espaço é montado uma verdadeira loja de brinquedos para receber as famílias e especialmente preparado para as crianças, onde podem escolher o seu próprio presente de Natal que são separados por idade. Uma equipe de recreação, personagens fantasiados e um presépio vivo encanta e envolve a todos no local da entrega. “Esta ação existe desde 2005, através de um grupo de amigos movidos pela gratidão, em retribuir o que recebemos de bom na vida e que se torna a cada ano, uma grande família comprometida em proporcionar muito amor e alegria – conta Silvio Luiz Lemos, advogado, 56, idealizador do projeto. “Quando a criança entra no salão, sua carinha de alegria ao ver tudo aquilo é de emocionar. O que nos move é o amor” – enfatiza.
Na capital paulista mais de 1.500 crianças de comunidades carentes receberão seus presentes na véspera de Natal numa grande festa realizada por mais de 350 voluntários na Vila Medeiros – “Em nossas comemorações não existe a figura de Papai Noel, lembramos o verdadeiro sentido desta festa que é o nascimento de Jesus” – comenta Lemos, que além de realizar a distribuição há mais de uma década, mantém em São Paulo várias ações de apoio nas comunidades carentes, com atividades artísticas, ajuda escolar, apoio à gestantes e distribuição de sopa.
Kátia Botelho Mori é a responsável pelo MAP e faz um trabalho voluntário na cidade há três anos. “Sou amiga da família do Silvio e já ajudava a realizar essa ação em São Paulo, quando me mudei para Caraguatatuba começamos a fazer aqui também. Me sinto muito feliz por proporcionar essa oportunidade às crianças daqui. Tem bastante gente apoiando a causa e realizando um Natal mais solidário na cidade” – conta Mori.
Quem quiser participar da campanha pode ajudar de várias maneiras: doando um brinquedo usado em boas condições, comprando um novo ou ainda doando o valor do brinquedo que custa em média R$ 40 reais, com depósito em conta no Banco Itaú Agência 4820 C/C 00104-0 – CJA – Natal de Amor, CNPJ: 07.735.481/0001-22.
Para ser um colaborador voluntário no dia da ação, os interessados devem enviar um e-mail para contatonataldeamor@gmail.com com nome completo e tamanho de camiseta e estar no local às 8h30.
Em Caraguá os postos de arrecadação são no Restaurante Fornalha (Shibata Jaraguazinho), Tio Coxinha (Centro e Jardim Gaivotas), Medauto Autopeças e na sede da Ong Movimento de Amor ao Próximo (MAP) no Porto Novo. Apoiam esta ação além das empresas pontos de arrecadação, o Rotary Club Poiares, Interact Club e a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.