Mutirão fará plantio de sementes crioulas visando festa tradicional caiçara em Caraguá
Quem quiser vivenciar uma experiência diferente durante o Carnaval pode participar do Mutirão Caiçara organizado pelo Coletivo Caiçara de São Sebastião, Ilhabela e Caraguatatuba, no dia 27 de fevereiro, domingo, a partir das 8h, na horta comunitária do Alto Jetuba, em Caraguatatuba.
Os interessados devem estar vacinados, usar máscaras, trazer seu copo e algum alimento para partilhar. Há banheiros no local. A horta está localizada na Av. R. José Garcia da Fonseca, no Alto do Jetuba, Caraguatatuba – SP, CEP 11676-691.
O encontro visa realizar o plantio de milho crioulo palha roxa, com sementes preservadas pelos povos tradicionais ao longo das gerações, visando multiplica-las na região, apoiando essa produção agroecológica, em forma de mutirão, uma prática tradicional das comunidades caiçaras. A colheita será em junho, para a Festa de Reis Caiçara.
O milho é proveniente do Assentamento Agroecológico Egídio Brunetto em Lagoinha-SP, na serra de Ubatuba, em ação com o elo de soberania alimentar na Teia dos Povos em São Paulo.
A horta
Pelo segundo ano, com resultado do trabalho de moradores e apoiadores, a horta, que na verdade é uma pequena agrofloresta, com cerca de 300m² está em pleno funcionamento, gerando alimentos para a população do bairro do Jetuba. Em Setembro foi realizado um mutirão da primavera, no plantio de hortaliças. Tudo pode ser colhido pela comunidade a qualquer momento. O espaço foi criado como uma forma de retomada de práticas tradicionalmente realizadas neste território.
A Festa de Reis Caiçara
Organizada anualmente pela Associação Caiçara do Juqueriquerê (ACAJU), Coletivo Fieira de Timbopeva e Coletivo Caiçara e outras parcerias em Caraguatatuba, a Festa de reis Caiçara não pôde ocorrer nos dois últimos anos, devido à pandemia. Esse será o 4º encontro e o evento é sempre aberto ao público e tem como objetivo o fortalecimento da cultura caiçara, que, segundo os organizadores, “deve ser preservada e passada adiante, principalmente para os mais jovens”.
Durante a festa há degustação da culinária caiçara, sarau, exposições e apresentações de grupos de cultura tradicionais, como folias e bailes de fandango – gênero musical e coreográfico, fortemente associado ao modo de vida da população caiçara. A entrada é franca.
Texto: Adriana Coutinho/Tamoios News