A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e do Hospital de Clínicas (HCSS), informa que todos os leitos direcionados para casos não relacionados a Covid-19 estão ocupados.
São Sebastião registra 148 casos confirmados de coronavírus, tem dez pessoas internadas e investiga duas mortes pela doença. A prefeitura tem ainda 2.887 notificações de síndromes gripais, 128 casos confirmados de dengue, outros 40 casos em investigação e uma morte pela doença(dengue).
Segundo a prefeitura, a Covid-19 é um tipo de doença que causa o colapso do sistema de saúde, pois sobrecarrega atendimentos clínicos, exige cuidados de terapia intensiva por um tempo extenso e ainda é necessário garantir o isolamento total de outros pacientes para evitar a transmissão do vírus.
Com isso, segundo a administração sebastianense, boa parte dos recursos e estrutura dos hospitais são divididos entre os pacientes de coronavírus e os casos regulares, comprometendo o número de vagas nas unidades de saúde.
Segundo a prefeitura, outro fator que pode ter influenciado esse aumento no atendimento do Hospital de Clínicas e no Pronto-Socorro é o relaxamento no isolamento social. A quantidade de pessoas nas ruas aumentou e, como decorrência, a exposição a outras enfermidades também subiu.
A Prefeitura de São Sebastião reforça a importância de ficar em casa e de manter o isolamento social, evitando ao máximo se expor tanto à infecção pela Covid-19 quanto a outras doenças. A administração pede aos moradores para que Fiquem em casa.