Durante entrevista concedida pelo governador João Doria na tarde de ontem, sexta-feira(20), o coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus no estado, David Uip, ao responder pergunta de um dos jornalistas, afirmou que o Hospital Regional do Litoral Norte, em Caraguatatuba, poderá ser utilizado para atender pacientes infectados pelo Covid-19 na região.
Segundo Uip, existem três hospitais no estado, Caraguatatuba, Bauru e São Bernardo do Campos, ainda não inaugurados, que poderão ser usados para reforçar o atendimento a pacientes graves do novo coronavírus. “O secretário [da Saúde] poderá ativar vários hospitais, que precisarão de suporte de aparelhos e contratação de pessoas”, completou.
Abril
O Hospital Regional do Litoral Norte, em Caraguatatuba, está concluído e o Instituo Sócrates Guanaes, que vai ser o gestor da unidade, finaliza a contratação de profissionais. Os hospital tem 200 leitos, sendo 40 leitos de UTI.
Segundo informou neste sábado(21), o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Júnior, o hospital deverá ser inaugurado no dia 6 de abril.
Os prefeitos do Litoral Norte, todos eles, fizeram vários apelos ao estado para que o estabelecimento seja aberto emergencialmente para atender possíveis casos de coronavírus que surgirem na região.
Para Aguilar Júnior o hospital deve ser inaugurado o mais rápido possível. Segundo ele, não dá para esperar até 6 de abril. “Precisamos o mais rápido possível que o Hospital Regional abra as suas portas para podermos atender os casos de coronavírus na região. Os casos suspeitos continuam aumentando. Os municípios não possuem condições para atender todos os caso de internação que deverão surgir. Gostaria de fazer um apelo ao governador para o hospital seja inaugurado o mais rápido possível”, disse Aguilar Júnior.
O prefeito disse que eteve neste sábado no hospital é percebeu que só existem dez respiradores. Segundo ele, para atender a pandemia de coronavírus serão necessários pelo menos 40 aparelhos deste tipo, considerados essenciais no tratamento das infecções respiratórias causadas pelo coronavírus.
O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, também, tem se mobilizado junto a deputados e ao próprio governador Doria, cobrando a abertura imediata do hospital. O prefeito de Ubatuba, Délcio Sato, pediu que o Codivap(Conselho de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba e Litoral Norte) interfira junto ao estado pela abertura imediata do hospital.