Caraguatatuba Cidades Notícias

Hospital Regional do Litoral Norte realiza 1ª sessão de radioterapia

Tamoios News
Foto: ISG

Na manhã da última segunda-feira (27), o Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN) promoveu a sua primeira sessão de radioterapia. O atendimento foi realizado em uma paciente de São Sebastião, de 40 anos, diagnosticada com câncer de mama.

“O HRLN é a única unidade que oferece radioterapia em todo o Litoral Norte. Antes, o paciente tinha que viajar por duas horas, pelo menos, para chegar em Taubaté para fazer o tratamento, ficava esperando por outros pacientes para retornar para o Litoral e normalmente passava o dia todo para fazer um tratamento que é cerca de 30 minutos. Isso é um desgaste muito grande, já que é um tratamento de 30 dias seguidos. Agora, o paciente terá mais conforto e ofereceremos um atendimento de ponta, com tecnologia de primeiro mundo para poder ofertar o melhor para o paciente”, explicou o radioterapeuta Dr. Guilherme Paulão Mendes, responsável pela Setor de Radioterapia da Oncologia do Hospital Regional do Litoral Norte.

A filha da paciente que realizou pela 1ª vez a sessão de radioterapia aprovou o novo serviço oferecido pelo HRLN e salientou a importância para a população do Litoral Norte: “achei ótimo ela poder fazer aqui esse tratamento, porque como ela está com uma fratura, pegar estrada seria bem complicado. E aqui em Caraguá é perto de casa, pois somos de São Sebastião. Então, é bem melhor. Ajudou muito”, comentou Érica Eduarda Silva. Complementando a filha, a paciente Denise de Paula Silva elogiou ainda os profissionais do HRLN. “Graças a Deus a equipe aqui é maravilhosa, enfermeiros e doutores”, disse a moradora de São Sebastião que realizou a 1ª sessão de radioterapia do HRLN.

A abertura oficial da radioterapia foi anunciada pelo governador em exercício, Rodrigo Garcia, durante evento de abertura da “Operação Verão” da Polícia Militar, na praça da Cultura, em Caraguatatuba.

Em média cerca de 1000 sessões de radioterapia serão oferecidas por mês em 2022 pelo Setor de Oncologia do HRLN – inaugurado em setembro deste ano.

Fonte: Instituto Sócrates Guanaes / Texto: Thaís Almeida