O Hospital Regional do Litoral Norte – Francine Maia França (HRLN) – unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) em Caraguatatuba – foi reconhecido pelo projeto de Redução de Impacto Ambiental e Otimização Operacional com a Implementação de Equipamentos Ecoeficientes na Farmácia Central. A unidade recebeu Menção Honrosa como “Amigo do Meio Ambiente” na 17ª edição do Seminário Hospitais Saudáveis, promovido pela organização internacional Saúde Sem Dano e pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo. Esta é a quarta vez que o HRLN é reconhecido por essa premiação.
O projeto de equipamentos ecoeficientes foi reconhecido por seu impacto positivo na sustentabilidade organizacional, otimizando o uso de recursos naturais e técnicos. A iniciativa contribui para a gestão eficaz dos recursos com efeitos de curto e longo prazo, equilibrando desempenho e custos.
O HRLN já recebeu outras premiações no Prêmio Amigo do Meio Ambiente, incluindo: o projeto “Sistema Sem Papel no Gerenciamento de Tecnologias Médicas,” em 2023; o projeto de Gestão da Climatização, que proporcionou uma economia média de 210.000 kWh por mês, em 2021; e o Sistema de Aproveitamento de Água de Chuva, que reduziu o consumo de água em 49% e economizou cerca de 813 mil litros, em 2020.
Em sua 17ª edição, o Prêmio Amigo do Meio Ambiente recebeu mais de 180 projetos de diversos estados brasileiros, destacando iniciativas ambientais inovadoras em organizações de saúde públicas e privadas. Para o diretor executivo do HRLN, Gustavo Cursino, “este reconhecimento é um incentivo para continuarmos investindo em tecnologias e soluções cada vez mais eficazes e ecologicamente sustentáveis, alinhadas às políticas de saúde pública responsável.” O ISG apoia e incentiva ações de sustentabilidade nas suas unidades geridas.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Hospital Regional