Cidades Geral

HRLN promove 1º Encontro de Cuidados Paliativos e reforça a importância de “Aliviar, acolher e viver melhor”

Tamoios News
Equipe de Cuidados Paliativos e Diretoria do Hospital Regional do Litoral Norte, acompanhadas da Articuladora de Política de Humanização, Edna Silva Pinheiro (última à esquerda, de blusa preta).

O Hospital Regional do Litoral Norte – Francine Maia França (HRLN) promoveu recentemente o 1º Encontro de Cuidados Paliativos, com o objetivo de fortalecer a rede de cuidados paliativos na região, promover a troca de experiências e destacar a importância de um cuidado mais humano, centrado no paciente e em sua qualidade de vida.

Entre os palestrantes convidados, estiveram Edna Silva Pinheiro, articuladora da Rede Estadual das Políticas em Cuidados Paliativos, e Mônica Estuque, terapeuta ocupacional do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). A programação destacou conteúdos relevantes, como o Acesso Universal aos Cuidados Paliativos e a análise de um caso clínico com a equipe multiprofissional.

“Os cuidados paliativos não são apenas um conjunto de práticas clínicas, mas uma filosofia de assistência que coloca o paciente e sua dignidade no centro de tudo”, destacou o Dr. Renato Buono, intensivista e paliativista do HRLN.

A diretora operacional do HRLN, Sandra Marcondes, ressaltou o significado do encontro para o fortalecimento da rede regional:“Esse momento marca um passo importante na consolidação de uma rede integrada de cuidados, onde profissionais de diferentes áreas e instituições podem compartilhar saberes e fortalecer o compromisso com uma assistência mais empática e humanizada.”

Para Amanda Mendonça, fisioterapeuta, participante do evento, o aprendizado foi inspirador:“Foi uma oportunidade valiosa para refletirmos sobre nosso papel dentro da equipe multiprofissional e sobre como cada um pode contribuir para aliviar o sofrimento e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.”

Com iniciativas como esta, o HRLN reafirma seu compromisso em promover práticas assistenciais pautadas na humanização, no acolhimento e na integração entre os serviços de saúde, ampliando o acesso e a qualidade dos cuidados paliativos em toda a região do Litoral Norte.

Fonte: Hospital Regional do Litoral Norte