Nesta sexta-feira (26/9), será o lançamento do Atlas sobre Informações de Risco do Litoral Norte, pelo Instituto Conservação Costeira (ICC) e pelo Grupo de Gerenciamento Costeiro (GERCO). O evento será realizado na Escola Estadual Walkir Vergani, das 19h30 às 22h, em Boiçucanga, São Sebastião – SP, e visa sensibilizar a população sobre os riscos de deslizamentos e inundações, além de propor medidas preventivas baseadas na percepção dos moradores.
O lançamento do Atlas faz parte do trabalho do Instituto Conservação Costeira (ICC), por meio do Projeto Restaura Litoral Norte, que busca definir as bases para enfrentar riscos, perigos e vulnerabilidades frente à crise climática. Com base nas percepções dos moradores, o objetivo é contribuir para o desenvolvimento de Planos de Ação e Gestão de Riscos Climáticos e Planos de Contingência, fortalecendo a resiliência e a capacidade de resposta das comunidades locais.
Os mapas das áreas de risco e de inundações deveriam constar no Plano Diretor de São Sebastião desde sua aprovação na Câmara Municipal, em 2020, mas o prefeito não permitiu. O engenheiro e urbanista Ivan Maglio, que integrou a equipe de estudos e desenvolvimento do Plano Diretor, afirmou em duas audiências públicas, realizadas no dia 3/3/2020 em Maresias e no dia 5/3/2020 na Topolândia, que o prefeito Felipe Augusto não quis incluir ao projeto dois importantes mapas que revelam as áreas de risco e de inundações: “Peço que esses mapas sejam colocados de volta no Plano, pois são sobre áreas de inundação e escorregamento, com informações de risco muito importantes”, solicitou o engenheiro à época. Os mapas não foram anexados no Plano Diretor e infelizmente em fevereiro de 2023 aconteceu a tragédia com 64 vidas perdidas, devido aos escorregamentos das encostas ocasionados pelas fortes chuvas.
O evento reúne diversas instituições, o Grupo de Gerenciamento Costeiro (GERCO), Instituto Conservação Costeira (ICC), o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), a Defesa Civil e as Prefeituras Municipais do Litoral Norte de SP. A proposta é integrar o conhecimento técnico e os saberes locais para criar soluções práticas de enfrentamento aos riscos ambientais. É direcionado a estudantes, lideranças de bairro, entidades da sociedade civil, agentes públicos e interessados em aprender sobre adaptação climática e redução de riscos. A programação inclui a abertura com a apresentação das instituições participantes, a exposição das atividades desenvolvidas pelos alunos no âmbito do projeto Escolas Seguras, conduzido pelo Instituto Conservação Costeira (ICC), e a apresentação detalhada do Atlas de Riscos pelo IPA, abordando sua concepção e uso como ferramenta de prevenção.
Prefeitura de São Sebastião
A reportagem do Tamoios News questionou a assessoria de imprensa da prefeitura de São Sebastião o motivo pelo qual o prefeito Felipe Augusto não permitiu que os mapas de risco e de inundações fossem anexados no Plano Diretor da cidade, mas, não teve retorno até a publicação da matéria.
Redação/Tamoios News