Cidades Notícias São Sebastião

ICMBio Alcatrazes realiza maior apreensão do ano

Tamoios News

Na noite desta terça (18), fiscais do ICMBio interceptaram uma embarcação de pesca artesanal exercendo atividade ilegal dentro do refúgio de vida Silvestre do Arquipélago dos Alcatrazes.

Durante a fiscalização foram apreendidos mais de 150kg (cento e cinquenta quilos) de Cação, nome genérico para tubarões utilizado para consumo humano.

Os Fiscais do ICMBio, ainda apreenderam petrechos de pesca, além de aplicarem mais 40 mil em multas durante autuação da embarcação.

Estes animais foram capturados dentro de uma área muito importante para reprodução dos peixes, a cerca de nove quilômetros da ilha principal do Arquipelágo de Alcatrazes.

Os dois pescadores flagrados disseram que estes animais seriam destinados ao comércio. Normalmente, estes tubarões são os mais capturados por pescarias artesanais na costa brasileira e são comercializados a aproximadamente dezesseis reais por quilo.

Segundo o Biólogo e pesquisador Vinicius Giglio, “O cação-frango (Rhizoprionodon lalandii), uma das espécies apreendidas, atinge até 80 cm de comprimento e ocorre em toda a costa brasileira. Assim como outras espécies de tubarões, o cação-frango são importantes no ecossistema marinho, pois controlam diversas populações de organismos. A diminuição desses tubarões causaria um desequilibro na cadeia alimentar, afetando todo o ecossistema marinho.”

O ICMBio Alcatrazes informa que esta foi a maior apreensão realizada este ano até o momento, e que o pescado será doado para o Fundo Social de São Sebastião, o resto do material apreendido será destruído.