Cidades São Sebastião

Idosa de 83 anos engasgada é salva pela Polícia Militar

Tamoios News
Imagem/Polícia Militar

Na tarde deste sábado (28), uma equipe da Polícia Militar da Operação Verão se deparou com uma família pedindo socorro para uma senhora de 83 anos, que estava engasgada dentro da residência, na rua Ilhabela, no bairro Vila Amélia, em São Sebastião – SP.

Rapidamente, o policial realizou a manobra de Heimlich, fazendo com que a idosa voltasse a respirar normalmente. Em seguida, a equipe do Corpo de Bombeiros chegou para os demais procedimentos.

A manobra de Heimlich é um procedimento de primeiros socorros que ajuda a desobstruir as vias respiratórias de uma pessoa engasgada. É também conhecida como compressão abdominal e recebeu esse nome em homenagem ao médico norte-americano Henry Heimlich, que a desenvolveu na década de 1970.

Para realizar a manobra de Heimlich, deve-se:
  1. Posicionar-se atrás da pessoa engasgada 
  2. Envolver a vítima com os braços na altura da cintura 
  3. Fechar uma das mãos com o polegar encostado no abdômen, entre o umbigo e o final da caixa torácica 
  4. Colocar a outra mão aberta sobre a primeira 
  5. Realizar compressões para dentro e para cima, em forma de “J”, até que a vítima elimine o objeto.
Se a vítima for grávida ou obesa, as compressões devem ser realizadas no centro do tórax. Se a vítima ficar inconsciente, deve-se interromper a manobra e iniciar a massagem cardíaca. 
É importante ressaltar que a manobra de Heimlich requer destreza para ser aplicada corretamente. Se a pessoa não tiver prática, pode machucar a vítima.