Manifestação será domingo(24), às 8 horas, promovida pela Diocese de Caraguá
Por Salim Burihan
Amigos, colegas de escola, familiares e moradores da cidade vão promover uma caminhada pela paz em protesto contra a morte do estudante Matheus Gomes de Almeida, de 17 anos, ocorrida na última terça (19).

Matheus foi morto por causa de um celular
A manifestação está sendo coordenada pela Diocese de Caraguatatuba, através da Paróquia Nossa Senhora da Glória, pelo pároco Carlinho. Matheus, segundo informações, participava do grupo de jovens da paróquia
A passeata está sendo programada para domingo (24), com concentração, às 8h, na avenida José da Costa Pinheiro Júnior no Travessão, próximo ao local onde o estudante morava com a família.
A morte do jovem repercutiu muito nas redes sociais e por toda a cidade. No fim de semana, o Atlas da Violência 2018, incluiu a cidade como a mais violenta no estado de São Paulo, com base em dados coletados até 2016.
O IFSP(Instituto Federal), campus de Caraguá, onde Matheus cursava o último módulo de Técnico de Administração, suspendeu as atividades na terça(19) e declarou luto pela morte do estudante.
Matheus foi sepultado, nesta quarta (20), às 9 horas, no Cemitério do Jetuba, em clima de muita comoção.
Crime
Matheus foi morto na manhã de terça (19), próximo a casa onde morava, num conjunto habitacional, no bairro do travessão, região sul da cidade.
Matheus saia de casa para ir às aulas, no campus do IFSP, de Caraguá, quando foi interceptado por dois jovens de bicicleta que tentaram roubar seu celular.
Ele tentou evitar o roubo e foi baleado com dois tiros no abdômen, caindo na calçada. O jovem teria morrido no local.
Os bandidos fugiram de bicicleta, logo após os disparos. A polícia civil conseguiu imagens de câmeras com o registro do roubo e dos homens envolvidos. A polícia investiga o caso
IFSP
Matheus cursava o último período (terceiro módulo) de Técnico de Administração do IFSP de Caraguá. Ele era considerado um bom aluno.
A diretora do IFSP, Tânia Cristina Lemes, lamentou a morte do jovem estudante. “É simplesmente incompreensível tirar a vida de um jovem estudante por causa de um celular. É lamentável”, afirmou.
O IFSP enviou uma coroa de flores ao sepultamento, prestando suas homenagens ao estudante, que era muito querido por todos.
O IFSP de Caraguá tem cerca de 1.200 alunos, 80% deles de Caraguá. Segundo informações, nas proximidades do instituto, tem sido frequente o roubo e furto de celulares de alunos e funcionários.