A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, segue investindo na estruturação de seus atrativos turísticos, consolidando a cidade como um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil. Em ações contínuas de preservação e valorização ambiental, a cidade renovou recentemente a sinalização interpretativa das trilhas.
Após um investimento na manutenção e clareamento de cerca de 30 km de trilhas em 2024, Ilhabela avança neste ano com a renovação da sinalização interpretativa. A primeira trilha a receber a nova sinalização foi a Trilha da Água Branca, localizada no Parque Estadual de Ilhabela – uma das mais procuradas pelos turistas, recebendo mais de 3.600 visitantes por mês. A ação foi iniciada em janeiro, durante as comemorações dos 48 anos do Parque, e agora chega à sua conclusão. Além disso, outras trilhas da região, como a Trilha dos Três Tombos, a Trilha do Veloso, a Trilha do Bonete e a Trilha do Baepi, também passarão por melhorias semelhantes nos próximos meses.
Essa renovação faz parte da estratégia de Ilhabela para se manter como um destino de ecoturismo o ano inteiro, especialmente com a chegada do outono, estação que convida à prática de atividades ao ar livre. A cidade não só oferece atrativos naturais, mas também está preparada para atender turistas de diferentes perfis e idades, com atividades diversificadas como birdwatching, observação de baleias, mountain bike, trekking, off-road e montanhismo.
“Em janeiro, iniciamos com a instalação de 17 placas interpretativas na Trilha da Água Branca, compartilhando informações sobre as espécies de árvores e curiosidades sobre a vegetação local. Agora, finalizamos a instalação de novos adesivos nas placas maiores, com informações gerais sobre a trilha, fauna e flora. A nossa meta é expandir esse trabalho para outras trilhas, criando uma rede de conhecimento e sensibilização ambiental para nossos visitantes”, explica Aurélio Rufo, Coordenador de Planejamento e Estruturação do Turismo.
Segundo dados do Ministério do Turismo, o ecoturismo é uma das modalidades que mais cresce no país, com o aumento da busca por viagens que aliam natureza, preservação ambiental e aventura. Além disso, o turismo sustentável atrai turistas conscientes da importância da conservação ambiental.
“O ecoturismo é uma das grandes forças econômicas de destinos turísticos como Ilhabela, responsável não apenas pela geração de emprego e renda, mas também pela preservação dos nossos recursos naturais. Com um planejamento contínuo e investimentos em infraestrutura, estamos prontos para receber turistas do Brasil e do exterior o ano inteiro”, afirma Harry Finger, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ilhabela.
Além das melhorias nas trilhas, o site oficial de turismo de Ilhabela, www.turismoilhabela.com, disponibiliza informações detalhadas sobre o que fazer na cidade, incluindo dicas sobre o Parque Estadual de Ilhabela, sugestões de passeios e acesso a agências de receptivo, guias de turismo e monitores ambientais.
Sem dúvida, Ilhabela é muito mais do que praias. A cidade se destaca como um destino completo, atraindo turistas de toda parte do mundo, que buscam uma experiência única na natureza.
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Ilhabela