Com chegada da estação mais quente do ano, cresce a expectativa de melhoria nas vendas do comércio e diminuição dos impactos da crise financeira
Por Gustavo Nascimento, de Ilhabela
As cidades litorâneas são as que mais se beneficiam do setor de serviços durante a Alta Temporada de Verão. Em Ilhabela, reconhecida internacionalmente e que ganhou um “banho de loja” na área de turismo nos últimos anos, não será diferente. O município deverá gerar, até o Carnaval, mais de 450 vagas de empregos temporários.
A previsão da Associação Comercial levou em conta os impactos da crise econômica que assola o país e a diminuição do poder aquisitivo das famílias. Mesmo assim, as pessoas não vão deixar de viajar e comprar no comércio local. O consumidor, no entanto, será mais seletivo na hora de gastar seu dinheiro.
O arquipélago também receberá menos navios de cruzeiro do que no ano passado. Segundo a Prefeitura, 39 paradas foram confirmadas, enquanto que foram registradas 95 escalas na temporada passada (2015-2016) e 120 paradas na anterior (2014-2015).
“Devemos ter uma diminuição considerável no número de turistas que vêm pelas estradas. O grande número de radares, os novos pedágios na Rodovia dos Tamoios e, também, os problemas com a Travessia de Balsas, por exemplo, afetam o bolso e a disposição dos viajantes”, ressaltou o presidente da Associação Comercial de Ilhabela, Wilson Santos.
Com este cenário desenhado para os próximos meses, a expectativa do comércio é de melhoria nas vendas e que os consumidores façam uma corrida às lojas para as compras de Natal. Mesmo assim, a associação estima queda de 20% nas compras em relação ao ano passado.
O motivo para a desaceleração na economia deste ano é que os trabalhadores poderão usar a segunda parcela do 13º para pagar contas e guardar uma parte para o início do próximo ano, marcado por tributos como IPVA, IPTU, matrícula em escolas, entre outros.
Otimismo – A comerciante de Ilhabela Crycia Casamayor disse, em entrevista ao Portal Tamoios News, que todos os anos aumenta o número de funcionários com prazo determinado para o Verão. Ela conta que firma contrato válido por três meses (45+45 dias) com o empregado, mas é a grande chance do funcionário entrar para o quadro fixo do estabelecimento.
“Neste ano tivemos um movimento abaixo do esperado, mas a partir de novembro já senti uma melhoria no mercado. Minha expectativa é que 2017 seja bem melhor”, disse a empresária.
Segundo Wilson Santos, a Associação Comercial incentiva o comércio a fazer a contratação via CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) para não criar passivo e evitar problemas trabalhistas.
Hotéis e Pousadas – Com 871 apartamentos na rede hoteleira de Ilhabela, da Armação até Porto dos Frades, a ocupação de leitos para o Natal e Ano-Novo já chega a 70%. Segundo a Associação Comercial, os turistas que ainda não decidiram o destino para passar as festas de final de ano precisam correr para garantir os melhores lugares e bons pacotes.
“A expectativa é que os índices cheguem a 100% de ocupação como em outros anos nos próximos dias. Quanto mais cedo o turista garantir a vaga, melhor será para negociar as datas de entrada e saída dos hotéis, tendo em vista que este ano os feriados caem nos finais de semana”, finalizou o presidente da Associação Comercial.