Com quase 2 mil votos, 40% do total, a ave escolhida como símbolo de Ilhabela foi o Papagaio-Moleiro, o maior entre a espécie, medindo 40 cm de comprimento, com plumagem verde coberta por um pó branco. As opções eram três: Tucano de bico verde, Papagaio Moleiro e Coruja preta.
A divulgação da ave símbolo contou com a presença do prefeito Toninho Colucci, do presidente da Câmara, vereador Adilton Ribeiro, dos secretários municipais Harry Finger (Turismo), Lídia Sarmento (Educação), André Miragaia (Meio Ambiente) e do presidente da Associação Comercial, Leopoldo Pedallini. Colucci destacou os investimentos em turismo ecológico e a importância da divulgação da cidade. “Ilhabela é conhecida pela beleza de suas praias. Vamos nos empenhar ainda mais em mostrar que o ecoturismo também é um ponto forte”.
População, alunos do Ensino Fundamental II, secretários municipais e membros do Parque Estadual de Ilhabela participaram da votação para a escolha da ave símbolo da cidade, por meio de link online no portal oficial do município. O voto técnico foi dos observadores de aves e área de soltura “ASM Cambaquara”.
Em 2012 foi instituído no município o “Dia da Ave” (Lei nº 967/2012, de autoria do ex-vereador Catolé) que já existia no Brasil desde 1968 (Decreto nº 63.234/1968). Atualmente, Ilhabela tem 357 pássaros listados, de inúmeras espécies. Os alunos da rede municipal que participaram com desenhos irão, acompanhados de funcionários do Parque estadual e dos observadores do grupo AMS, a um passeio para conhecer as aves da cidade.
Birdwatching
A observação de aves ou birdwatching é uma atividade turística que vem crescendo em Ilhabela. Por ser um arquipélago, sua fauna e flora possuem características específicas com relação à sua composição e distribuição geográfica: em Ilhabela é possível avistar com facilidade diversas espécies de mata e também de aves marinhas e migratórias, totalizando mais de 300 espécies.
Reconhecido como Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pela Unesco e considerado pela Birdlife International como Important Bird Site for Priority Conservation, o Parque Estadual de Ilhabela possui trilhas ideais para a observação de aves. Não é preciso ir a locais distantes ou fazer longas caminhadas para observar a avifauna da Ilha.
A proximidade do Parque faz com que estes animais freqüentem a zona urbana, e que em trilhas de fácil acesso seja possível observar espécies como a jacutinga (Aburria jacutinga) que está ameaçada de extinção, o macuco (Tinamus solitarius), pica-paus e centenas de outras belas e coloridas aves tropicais.
Nas praias e ilhotes do arquipélago observa-se aves marinhas, desde as mais comuns no litoral, como as fragatas (Fregatta magnificens) e os atobás (Sula leucogaster), até espécies que vem do hemisfério norte como o trinta-réis-de-bico-vermelho (Sterna hirundinacea) e o maçarico-pintado (Actitis macularius)
Classificação da escolha da Ave Símbolo de Ilhabela:
Papagaio-Moleiro: 40%
Tucano de Bico verde: 32%
Coruja Preta: 28%
Fonte: Assessoria de Comunicação PMI