O Instituto Geológico (IG) e a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, entregarão relatório técnico sobre a Estrada de Castelhanos à Defesa Civil de Ilhabela ainda nesta semana.
Os órgãos realizaram vistoria técnica na estrada, na manhã de terça (30), na companhia da Fiscalização do Parque Estadual e Defesa Civil ilhéu, além do prefeito Márcio Tenório. O laudo de viabilidade técnica também deverá conter recomendações a serem seguidas pelo município em casos excepcionais como o do último domingo (28).
Durante a visita na estrada que corta o Parque, o IG e a Defesa Civil do Estado encontraram homens e máquinas trabalhando na obra de contenção de encostas, custeada pela Administração municipal, com autorização estadual.
No decorrer dos trabalhos, Pedro Leal representou o IG, Cíntia Oliveira a Defesa Civil do Estado e André Luis Frederico, a Defesa Civil de Ilhabela. O prefeito Tenório também esteve no local e falou sobre as medidas. “Seguimos trabalhando para conter os estragos causados pelos fortes ventos e chuva. Mobilizamos os funcionários e não estamos medindo esforços para minimizar os danos. O laudo conterá a atual situação da Estrada para que possamos propor possíveis medidas de segurança”.
Mais trabalhos
Na noite de ontem (29), o prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, recepcionou os funcionários do IG e da Defesa Civil do Estado e os atualizou da situação do município, que sofreu com o temporal de domingo (28).
Ventos de mais de 123 quilômetros por hora atingiram o arquipélago, acompanhados de chuva. Desde ontem (29), foram contabilizadas quedas de mais de 300 árvores, muros, destelhamento de casas e deslizamentos de terras. O fornecimento de energia elétrica e água foi interrompido e restabelecido em algumas regiões da cidade.
Diante do quadro exposto, a Prefeitura determinou a suspensão do atendimento ao público do Paço Municipal ontem (29) e hoje (30). Todos os funcionários estão mobilizados em atenção ao atendimento das ocorrências e soluções das demandas.
Castelhanos
Os estudos do IG e da Defesa Civil é muito importante. O acesso até Castelhanos, com cerca de 16 quilômetros, é de terra e corta o Parque Estadual da Serra do Mar. É uma passeio fascinante e um dos mais procurados em Ilhabela.
A praia é considerada uma das mais belas da região e do Brasil. O trajeto, no entanto, só pode ser feito por veículos 4×4 ou motos ou pelo mar.

Estrada corta o parque estadual da Serra do Mar e exige carros com tração 4×4
A praia tem areias claras, com cerca de 1,5km de extensão e mar aberto. Por trilha pode se chegar às praias vizinhas, Mansa, Vermelha e figueira e, também, até a Cachoeira do Gato, outro atrativo de Castelhano.
A comunidade caiçara oferece aperitivos e serviço de restaurante. O passeio é um dos mais preferidos dos turistas estrangeiros e dos brasileiros que gostam de curtir a natureza e conviver com comunidades tradicionais