Apresentação do sistema ocorreu na Vila, Centro Histórico do município
Utilizando uma tendência mundial em Meio Ambiente, Ilhabela aderiu a um sistema de lixeiras subterrâneas. Na tarde da última quarta-feira (26), houve uma apresentação oficial com a demonstração do funcionamento das lixeiras instaladas na Praça Coronel Julião Torres, na Vila.
Segundo o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS) foram investidos R$ 650 mil no sistema utilizado em países da Europa e instalado em pontos estratégicos onde há maior acúmulo de lixo.
Ao todo, foram instalados três núcleos de lixeiras subterrâneas na Vila, sendo um na Praça Coronel Julião; o segundo na esquina da antiga escola Gabriel Ribeiro (futuro Polo Cultural de Ilhabela) e o terceiro em frente à Secretaria de Cultura, bem próximo ao píer.
O projeto é coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e visa também melhorar o visual em locais de grande circulação.
De acordo com a prefeitura, a medida inclui não só a instalação das lixeiras, mas também a higienização e manutenção. A Praia Grande e Ilha das Cabras também receberam os módulos de lixeiras subterrâneas.
A apresentação foi proferida pelo prefeito ao comércio local, representado pelo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela, Wilson Santos. Também acompanharam a apresentação o presidente da Câmara, Adilton Ribeiro, o secretário de Meio Ambiente, Daniel Marçal, o secretário da Cultura, Benedito Augusto, o secretário de Governo, Luiz Alberto de Faria, o Luizinho, e a secretária de Educação, Lídia Sarmento.
O sistema – Com pouco mais de um metro de altura, a lixeira subterrânea pode até parecer uma lixeira comum à primeira vista, porém, ao colocar o lixo dentro do recipiente, logo percebemos que tem algo diferente. Um fundo falso liga o recipiente da superfície a um contêiner subterrâneo, localizado a mais de dois metros abaixo do nível da calçada. A ideia é justamente acabar com o acúmulo de sacos de lixo nas calçadas, evitando que ele se espalhe.
Para facilitar a retirada do lixo depositado, uma parte da calçada funciona como uma tampa da lixeira, permitindo que um caminhão da empresa responsável pelo serviço se aproxime e faça o recolhimento do lixo diariamente. Vale destacar que não existe o risco de vazamento e contaminação do solo por se tratar de uma caixa estanque.
Todo o resíduo reciclável e orgânico é separado e transportado para locais diferenciados. Outro diferencial é que, devido à grande capacidade, a lixeira subterrânea exige menos viagens das empresas coletoras de lixo, o que representa economia aos cofres públicos.