Cidades

Ilhabela lança Plataforma de Gestão de Mobilidade Urbana

Tamoios News
Fotos: Danilo Peixoto

Seis pontos receberam painéis de informação; Previsão é que mais bairros tenham a tecnologia a partir do próximo mês

Por Danilo Peixoto, de Ilhabela

A prefeitura de Ilhabela lançou no Paço Municipal, a plataforma de gestão de mobilidade urbana, que irá monitorar os ônibus do transporte coletivo, nove ambulâncias, cinco caminhões de lixo, 16 ônibus que fazem o transporte escolar e, futuramente, as balsas que fazem a travessia São Sebastião/Ilhabela.

“Os usuários poderão acompanhar a localização dos ônibus pelo celular, assim terão mais comodidade. A partir do próximo mês vamos começar a adaptar novos pontos com internet e câmeras para receber novos painéis, nos bairros mais afastados”, disse Luiz Lobo, secretário de Administração.

Inicialmente, seis pontos estão equipados com painéis de informação que irão avisar a previsão de chegada dos ônibus, alertas aos usuários e mensagens institucionais da Prefeitura. Também contarão com câmeras que gravam em alta definição e com visão 360 graus do local. Os pontos que já recebem os benefícios do serviço são: Ponto de saída da balsa, na Barra Velha; Praça Allan Kardec, na Barra Velha; na Av. São João, no Perequê; ponto da rotatória do Itaguaçu; na praça Coronel Julião, na Vila; no primeiro ponto da Av. Brasil, sentido sul, e no ponto do Centro Cultural da Praia Grande.

Para acessar essas informações, os usuários podem baixar gratuitamente, no celular, o aplicativo CittaMobi, que está disponível no Playstore e AppStore. Através do CittaMobi, os usuários também poderão se comunicar com o órgão gestor e empresa responsável pelo transporte público, informando sobre limpeza dos veículos, condições de conservação, condução do motorista e segurança do ponto. O sistema ainda conta com um botão de incidente grave onde o passageiro pode utilizar em caso de assalto, assédio ou outras ocorrências.

O prefeito Márcio Tenório espera que o lançamento da plataforma de mobilidade urbana traga benefícios aos usuários. “Nosso objetivo é fazer com que a prefeitura se aproxime da população com esse dispositivo e que a população tenha seu ganho em conforto e comodidade. Queremos que os recursos públicos sejam devolvidos para os moradores como melhoria no serviço público prestado”, disse Tenório.

Foi inaugurado, também, o CCO – Centro de Controle Operacional, onde os operadores terão acesso a Plataforma de Gestão que contará com informações de cada veículo monitorado. O Centro de Controle Operacional fica no Paço Municipal.

Estiveram presente no evento de lançamento, na última sexta-feira (26), os vereadores Cleison Guarubela (DEM), Valdir Veríssimo (PPS), Anisio (DEM), Dr. Thiago (SD), Gabriel Rocha (SD), Marquinhos Guti (DEM), Luizinho da Ilha (PSB), Nanci Zenato (PPS), o deputado estadual Edmir Chedid (DEM) e os secretários municipais.

Deixe um Comentário