A Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela participou da FIT (Feira Internacional de Turismo), realizada em Buenos Aires, considerada a mais importante da América Latina.
A entidade foi representada pelo primeiro tesoureiro Sidney Covas e pelo diretor social Luiz Mayo. O stand do arquipélago ficou localizado, ao lado da Embraur e em frente ao de Balneário Camboriú / Blumenau, locais tradicionais de grande afluxo de público.
Além do grande número de visitantes, o stand teve a visita do embaixador do Brasil na Argentina e também da diretora de Divulgação de Destinos Brasileiros da Embaixada.
Foram levados 2 mil folders e 2 mil mapas com informações turísticas, além de alguns folders sobre passeios e transfers da empresa Maremar Turismo, único receptivo e operador turístico de Ilhabela presente na Feira.
Ações – A equipe da Associação Comercial presente à Feira obteve informações importantes. Um operador do interior da Argentina solicitou orçamento para 200 pessoas para se hospedarem em Ilhabela. Vários grupos de 15 a 20 pessoas solicitaram às operadoras, orçamentos para Ilhabela já a partir de fevereiro do próximo ano, consequentemente estendendo a temporada. Uma empresa de Curitiba, especializada em eventos internacionais, entrou em contato com operadores argentinos, para a realização de eventos em hotéis com auditório até 200 pessoas no Litoral Norte, na baixa temporada.
Resultados – Os principais resultados proporcionados pela presença da Associação Comercial na Feira foram o contato direto com a empresa RED Turística para a viabilização imediata da venda de pacotes turísticos completos ou não; acordo de recebimento e distribuição de materiais de divulgação e publicidade de Ilhabela, enviados pela ACEI à Embaixada do Brasil na Argentina; contato com membros do Comitê VisitBrazil a respeito da publicidade e divulgação de Ilhabela em Buenos Aires; contato com membros da Press Tour Argentina para possível divulgação e publicidade de Ilhabela em canais de TV e jornais; contatos com companhias aéreas que se mostraram interessadas em nosso destino, sugerindo a criação de pacotes para a média temporada, junto às Operadoras de Voos Charters, com destino a SP e RJ; a nova empresa aérea chilena SKY, comprometeu-se a colocar em todas as suas lojas o slogan “VISITE ILHABELA”; e a possível captação de grupo com 200 pessoas para março/2017, que participarão de um Congresso em Monte Verde/MG.
Custos – A participação da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela na FIT teve um custo total de R$ 27.923,66. Neste valor estão incluídas todas as despesas, como compra do stand, passagens aéreas, alimentação, transporte e hospedagem, entre outros.
Os recursos para a participação na FIT são obtidos com o pagamento de R$ 2,00 mensais por apartamento de cada associado que integra o Núcleo de Meios de Hospedagem e contribuições de empresas de receptivo.
Fonte: Associação Comercial de Ilhabela