Cidades Ilhabela

Ilhabela participa do Abeta Summit 2025 e reforça protagonismo no turismo de natureza

Tamoios News
Imagem/Prefeitura Municipal de Ilhabela

Ilhabela estará presente no Abeta Summit 2025, maior congresso de turismo de natureza do Brasil, que será realizado de 3 a 6 de setembro, em Caraguatatuba. O evento reunirá profissionais, empresas e gestores públicos de todo o país para discutir o futuro do ecoturismo e do turismo de aventura, com foco especial nas potencialidades do Litoral Norte de São Paulo.

“O Abeta Summit 2025 será palco de oportunidades para demonstrar o potencial turístico do Litoral Norte. Queremos mostrar ao Brasil que, com planejamento, cooperação e responsabilidade socioambiental, podemos transformar ecoturismo em prosperidade para nossos municípios”, destacou o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, que também é presidente do Consórcio Intermunicipal Circuito Litoral Norte de São Paulo.

Com uma programação diversificada, que inclui palestras, painéis temáticos, oficinas e rodadas de negócios, o congresso também promoverá o intercâmbio de experiências entre os municípios que integram o Circuito Litoral Norte – Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. Juntos, esses cinco municípios concentram mais de 85% da Mata Atlântica preservada do Estado de São Paulo e formam um dos principais destinos brasileiros voltados ao turismo sustentável.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Harry Finger, destaca a importância do evento. “Ilhabela reúne um patrimônio natural e cultural único, com praias preservadas, trilhas, cachoeiras e uma forte identidade caiçara. O Abeta Summit é uma oportunidade estratégica para mostrarmos que o município está preparado para desenvolver o ecoturismo com planejamento, capacitação e responsabilidade socioambiental”, afirma.

A participação de Ilhabela no Abeta Summit faz parte das ações da Prefeitura para impulsionar o turismo sustentável como vetor de desenvolvimento, valorizando o meio ambiente, a cultura tradicional e a geração de emprego e renda.

Promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), o congresso deve reunir mais de 400 participantes, entre empresários do setor, operadores de turismo, gestores públicos e estudantes. A programação inclui ainda visitas técnicas por áreas naturais do Litoral Norte e o Encontro de Gestores Municipais de Turismo.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela