Os membros da Abitur (Associação Brasileira de Ilhas Turísticas) participaram na quarta (7), em Brasília, do lançamento do “Ano Olímpico para o Turismo”. A iniciativa tem como objetivo potencializar os efeitos dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos para todo o país. Estiveram no evento, presidente da entidade, Rafael Gutierrez e o vice-presidente Harry Finger, secretário de Turismo de Ilhabela, além do diretor de Assuntos de Meio Ambiente, Klauber Valente.
O lançamento teve a presença da presidente da República, Dilma Rousseff, e o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, e as principais lideranças políticas.
Para a presidente, o evento representa um marco na consolidação do processo do Brasil como importante destino turístico no cenário mundial. O ministro Henrique Eduardo Alves abriu o evento com um discurso em que citou os principais números do setor, como a contribuição direta de 3,7% do turismo para o PIB do país. “Temos que mostrar que o Brasil não é do mau humor, da crise; turismo gera emprego e renda, é unidade, é sorriso, é emoção. Vamos superar as dificuldades e podemos fazer do turismo um dos motores de desenvolvimento do país”, disse.
As Olimpíadas é um evento mais abrangente que a Copa do Mundo, pois estão envolvidos atletas de mais de 200 países, tendo assim uma repercussão muito maior. O lançamento do Ano Olímpico para o Turismo contou com a participação de ministros, prefeitos, secretários de turismo, embaixadores de vários países e membros do Conselho Nacional de Turismo entre outros.
Fonte: Assessoria de Comunicação PMI