Cidades

Ilhabela prepara 2° Festival Música na Escola

Tamoios News
Divulgação

Divulgação

Sucesso em 2014, o Festival Música na Escola de Ilhabela se prepara para a segunda edição do evento neste ano. A organização do festival já iniciou as visitas nas unidades de ensino da rede municipal para promover o evento e divulgar o início das inscrições.

A primeira escola a receber a visita dos organizadores foi a E.M. Eurípedes Ferreira, no dia 20 de agosto. Após o “agito” na unidade começa o período de inscrição.

Cada escola tem em média 40 a 45 dias de prazo para os alunos se inscreverem. Uma vez completado o prazo das inscrições, quem entra em cena são os padrinhos e madrinhas musicais. Eles atuarão nas escolas e auxiliarão os grupos, sanando possíveis dificuldades, além de dirigir os ensaios e realizar o trabalho de direção musical. O objetivo é deixar o candidato preparado para a fase seguinte.

Semifinal

É o momento de convergir o empenho de todos os envolvidos nessa fase: alunos, professores, padrinhos, coordenadores, gestores, organizadores, pais e familiares. De cada escola sairá uma apresentação musical que a representará na fase final. As músicas deverão ser inéditas e pode ser instrumental ou com letra.

Final

Será a última fase do festival e envolve todas as escolas participantes. O objetivo é compartilhar resultados de todo o processo, comemorar e confraternizar com todos os envolvidos no festival.

Serão premiados os seguintes colocados: 1º, 2º e 3º, melhor interpretação, melhor instrumentista, aclamação popular e originalidade.

Neste ano o festival conta com o apoio da série “Primeiras Notas: a música na sala de aula” (Lybbro Editora) e as novidades prometem tornar o projeto ainda mais dinâmico e atrativo. “Estamos surpresos com o sucesso do Festival de Música nas Escolas. O envolvimento entre participantes, professores de Arte, organizadores, e até dos pais, é muito importante para a formação desses alunos. Estamos felizes e empenhados para realizar esta segunda edição, que neste ano conta com maior empenho das gestoras, coordenadoras, professores de outras disciplinas e do corpo administrativo, ou seja, todos estão muito envolvidos com o projeto”, disse a secretária de Educação, professora Lídia Sarmento. “Hoje, a música nas escolas é uma realidade. Reativamos as fanfarras, buscamos o envolvimento dos alunos com a música. Parabéns a todos”, completou o prefeito Toninho Colucci.

Outra novidade no 2° Festival Música na Escola de Ilhabela é a apresentação de um finalista do ano passado em escolas municipais. Paulo César, o Paulinho, que atualmente segue carreira solo musical como M.C., se apresentará na E.M. Paulo Renato, E.M. Ruth Cardoso e E.M. Waldemar Belisário.

Confira as próximas datas dos “agitos” nas escolas:

28/8 – E.M. Waldemar Belisário, às 8h

28/8 – E.M. Ophélia, às 11h30 e às 13h

31/8 – E.M. Mércia do Nascimento, às 11h30 e às 13h

1°/9 – E.M. Leonardo Reale, às 9h

8/9 – E.M. Anna Leite, às 11h

9/9 – E.M. Dercy, às 9h

Nesta edição serão incluídas duas escolas tradicionais: Castelhanos e Praia Mansa.

Fonte: Assessoria de Comunicação PMI

Deixe um Comentário