Na ocasião será lançada a campanha “Violência e Apitaço” em combate aos abusos praticados contra as mulheres
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, com apoio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Fundo Social de Solidariedade, realiza na próxima terça (7), a partir das 14h, no Auditório do Paço Municipal, o evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
Os participantes serão recepcionados por Giselly Maldonado, violinista e professora da Guarda Mirim de Ilhabela e por funcionárias do Cras.
A abertura oficial está marcada para 14h15 com a presença do prefeito Márcio Tenório, da vice-prefeita Gracinha, as secretárias Nilce Signorini (Desenvolvimento Social) e Stella Salinas (Educação), a presidente da Câmara, vereadora Nancy Zanato, vereadora Salete Magalhães e a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela, Júlia Tenório.
Após a abertura, a palestrante e conselheira do Conselho Municipal da Condição Feminina de São Sebastião, Priscila Siqueira, falará sobre “Direitos das Mulheres”.
Priscila Siqueira esteve recentemente reunida com a vice-prefeita Gracinha que pretende criar em Ilhabela o Conselho de Direitos da Mulher. “A Priscila está nos ajudando a implantar um Conselho sobre os direitos das mulheres, é uma ação muito importante para a cidade e uma maneira de proteger o sexo feminino das diversas violências que muitas mulheres enfrentam no dia a dia”, explicou Gracinha.
Para Priscila Siqueira, que já presidiu o Conselho Municipal da Condição Feminina de São Sebastião, o empoderamento das mulheres é a melhor maneira para evitar e denunciar a violência por elas sofrida. “Nossa briga é pautada no empoderamento da mulher.
O Brasil é um dos campeões de violência contra a mulher. Nós temos cerca de 13 mortes por dia e, a cada 10 minutos, uma mulher é agredida, casos em sua maioria praticados pelo companheiro ou ex-companheiro. Nossa cultura aceita como natural a violência contra a mulher. Por exemplo, briga de marido e mulher, ninguém mete a colher. Faz parte de toda uma cultura que a mulher seja criminalizada. O papel nosso hoje é de buscar uma sociedade mais justa e igualitária”, justificou.
Durante a cerimônia a Secretaria de Desenvolvimento Social lançará a campanha “Violência e Apitaço”, que tem como objetivo fortalecer as mulheres em ação coletiva, tendo o apito como instrumento de alerta e de denúncia, mobilizando a comunidade em casos de agressões contra as mulheres.
Para finalizar, todos os participantes seguirão em marcha pelo centro comercial do Perequê, numa ação de apitaço simbolizando o apoio contra a violência à mulher.
Programação
Dia 7 de março
13h40 – Recepção com a violinista Giselly Maldonado
14h – Abertura e Apresentação da Mesa Solene
14h15 – Abertura Oficial
14h50 – Palestra “Direitos das Mulheres” com Priscila Siqueira, Conselheira do Conselho Municipal da Condição Feminina de São Sebastião.
16h – Respostas às perguntas para Mesa Solene
16h20 – Lançamento da campanha “Violência e Apitaço” em Ilhabela
16h30 – Marcha contra a violência e apitaço
Fonte: Prefeitura de Ilhabela