A campanha é nacional e conhecida como “3 bichos”
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica, participa a partir desta quarta-feira (2), e segue até o dia 18 de maio da campanha nacional de Hanseníase, Verminoses e Tracoma (3 bichos).
Esta é uma importante ação estratégica de vigilância, realizada por meio de uma abordagem integrada entre as Secretarias de Saúde e Educação, com o objetivo de reduzir a carga parasitária de geo-helmintos (vermes), com o tratamento dos escolares, identificar casos suspeitos de hanseníase e encaminhar os casos e seus contatos intradomiciliares para tratamento/acompanhamento.
O município de Ilhabela não é considerado área endêmica para o Tracoma, por essa razão não será avaliado este agravo.
“A campanha tem como público-alvo os escolares na faixa etária de 5 a 14 anos de idade, matriculados em escolas públicas do município. A realização da campanha integrada no ambiente escolar tem se mostrado uma estratégia efetiva para alcançar os objetivos propostos”, explicou o secretário adjunto de Saúde, Gustavo Barboni.
Durante o período da campanha ocorrerão atividades como a orientação aos professores, pais e alunos sobre as doenças a serem trabalhadas na ação, além da profilaxia para verminoses, por meio da administração de vermífugo na escola.