A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, e a Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci) promoverão a “Noite do Chorinho” nesta sexta-feira (12/6), Dia dos Namorados, às 21h. O evento contará com a apresentação musical “Chorinho Brasileiro” do instrumentista Beto Di Franco, às 21h e, em seguida, a dupla Proveta e Penezzi se apresenta, mostrando o que há de melhor no estilo musical no país.
Alessandro Penezzi e Nailor Proveta são exímios músicos que dispensam apresentações devido às suas gigantescas contribuições para a cena da música instrumental brasileira.
Choro Brasileiro
O choro pode ser considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira. Os primeiros conjuntos de choro surgiram por volta de 1880, no Rio de Janeiro.
O nome “Choro” veio do caráter plangente e choroso da música que esses pequenos conjuntos faziam. A composição instrumental desses primeiros grupos de chorões girava em torno de um trio formado por flauta, instrumento que fazia os solos; violão, que fazia o acompanhamento como se fosse um contrabaixo – os músicos da época chamavam esse acompanhamento grave de “baixaria”; e cavaquinho, que fazia o acompanhamento mais harmônico, com acordes e variações.
Programação:
12 de junho – Sexta-feira
21h – Beto di Franco
22h – Proveta & Penezzi
Local: Praça das Bandeiras – Vila
Fonte: Assessoria de Comunicação PMI