
Praias de Ilhabela contam com cadeiras anfíbias
Em Ilhabela, no próximo dia 25, será realizada a “Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania”, em sua sexta edição. O evento é promovido pela Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo, com a parceria da APAE São Paulo.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, declarou apoio à Caravana e destacou que sua administração tem priorizado a acessibilidade, como nas obras públicas, ações educacionais e também nas praias. No período da manhã, após a abertura feita pelas autoridades locais e estaduais, será apresentado o desfile de moda inclusiva.
Representando a Secretaria de Emprego e Renda, Marinalva Cruz, coordenadora do PADEF – Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência – percorrerá a região para identificar vagas em empresas e colher, no dia do evento, currículos de interessados.
No período da tarde, sob a coordenação do jornalista Luiz Carlos Lopes, será instalado o “Programa Regional sobre violência contra pessoas com deficiência”, quando se discute os números das agressões no Estado e na região.
Para o prefeito Toninho Colucci receber a Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania, “é uma oportunidade de discutirmos com a sociedade os melhores caminhos para a inclusão”. A caravana discute os direitos de mais de 9 milhões de paulistas com algum tipo de deficiência.
O seminário começa no dia 25, a partir de 8h30 (inscrições), no Centro Educacional e Cultural “Prefeito Roberto Fazzini”, situado no Bairro Praia Grande e é gratuito.
São convidados a participar da caravana prefeitos, vereadores, pedagogos, psicólogos e representantes de entidades de inclusão, assim como conselhos municipais dos direitos da pessoa com deficiência.
O secretário adjunto dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato comenta que “por onde a caravana passa muda os costumes e mudam as pessoas”. No evento são colocados os direitos da pessoa com deficiência e a importância do apoio da sociedade civil.
A Uvesp, por sua vez, distribui cartilhas com modelos de leis que favorecem a quebra das barreiras arquitetônicas e do preconceito que ainda existe na sociedade.
Representando o Governo do Estado, o deputado João Caramez, subsecretário de Assuntos Parlamentares, irá participar da caravana. Autor da lei que originou “Municípios de Interesse Turístico”, ele reafirma que “o município só se tornará de interesse turístico com a acessibilidade priorizada no Plano Diretor de Turismo”.
Programação Completa:
9:00 Abertura com Desfile de Moda Inclusiva
9:15 Composição da Mesa Solene de Autoridades e Pronunciamentos
10:15 Apresentação Artística da Cidade
10:30 Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF) – Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho
10:45 BPC na Escola e no Trabalho – Coordenadora Estadual do BPC na Escola – Secretaria de Desenvolvimento Social
11:00 Principais Projetos da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
12:00 Almoço Livre
Encontro Regional Sobre Violência Contra Pessoas com Deficiência
14:00 Direitos da Pessoa com Deficiência
15:00 Características da violência contra as pessoas com deficiência e como estruturar um trabalho em rede para prevenir e enfrentar estes casos de violência
16:30 Dúvidas e Encerramento
17:00 Coffee
Fonte: Assessoria de Comunicação PMI e UVESP