A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, iniciou nesta semana a coleta de lixo reciclável, orgânico e de podas em todos os bairros do sul do arquipélago, do Encantado ao Borrifos. O “lixo orgânico”, também chamado de “lixo úmido” ou “não recicláveis”, será coletado às terças, quintas e sábados.
O “lixo reciclável” – metais, plástico, papel e isopor – será coletado às segundas, quartas e sextas-feiras, sendo que o vidro será coletado apenas às sextas-feiras. Já as podas serão recolhidas às segundas, quartas e sextas-feiras.
O objetivo é ampliar a capacidade de reciclagem junto à Associação Centro de Triagem que realiza um importante trabalho para a sociedade e o meio ambiente. Todo o lixo reciclável separado pela população de Ilhabela é triado e vendido pela equipe do Centro de Triagem gerando renda para 20 famílias. Diversas empresas adquirem papelão, plásticos, vidros e sucatas em geral desde que não estejam misturados com materiais orgânicos.
“A participação da população é fundamental para que aumente o volume do material reciclado limpo. As pessoas têm de tomar o máximo de cuidado ao separar o lixo para que o lixo reciclável não seja contaminado com lixo orgânico”, explica o secretário de Meio Ambiente, André Miragaia.
O secretário destaca o trabalho da equipe de Educação Ambiental que tem percorrido casa por casa nos bairros do sul explicando e orientando os moradores sobre a mudança dos dias de coleta e distribuindo folders e imãs de geladeira com a nova tabela.
Fonte: Assessoria de Comunicação PMI