Dengue Ilhabela

Ilhabela tem três casos de dengue e 53 em investigação

Tamoios News

A Prefeitura de Ilhabela, informou através da Vigilância Epidemiológica, em 2019 foram registrados 60 casos suspeitos de dengue em Ilhabela. Destes, três foram confirmados (sendo um importado), e quatro foram descartados. Os demais aguardam resultado de exames.

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a Avaliação de Densidade Larvária (ADL) no município. O objetivo do trabalho foi verificar os níveis de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti em diferentes regiões da cidade.

O levantamento, feito pela Equipe de Controle de Vetores (CVI), também possibilitou saber onde há maior predominância e o tipo de criadouro (recipiente que possa acumular água), mais comum em cada região.

Cerca de 843 imóveis foram visitados, por duas equipes, de aproximadamente 20 agentes de combate a endemias, que durante a visita orientaram os moradores sobre os cuidados que devem ser adotados para evitar a proliferação do mosquito transmissor.

Com base nos dados obtidos nessa avaliação, foram definidas as melhores formas de combate ao Aedes aegypti .

Combate contínuo

A prevenção é uma das principais maneiras de se evitar a Dengue, Febre Chikungunya e o Zika Vírus. Além das ações da Prefeitura, como manutenção e limpeza das áreas públicas e retiradas dos possíveis criadouros do Aedes aegypti das ruas, a população tem papel fundamental para que isso ocorra, segundo explica o Controle de Vetores ilhéu.

“Intensificamos os nossos trabalhos durante o ano, sobretudo na parte educativa. Mas o munícipe precisa entender que a infestação do Aedes aegypti e, consequentemente, a possibilidade do aumento de casos de doenças na cidade é de responsabilidade de todos. Para combater o mosquito, não basta saber, tem que fazer!”, ressaltou o coordenador do CVI, Mario Otavio de Carvalho.

 

Confira algumas dicas de prevenção:

* Não jogue lixo em terrenos baldios;

* Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada;

* Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias e etc;

* Lave semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água;

* Mantenha o saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana;

* Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje;

* Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas;

* Encha de areia, fure ou vire os pratinhos de plantas;

* Guarde pneus em lugares cobertos;

* Mantenha a piscina sempre tratada com cloro;

* Guarde garrafas e baldes sempre virados para baixo;

* Mantenha a tampa do vaso sanitário abaixada;

* Substituir bromélias por outro tipo de planta que não acumule água;

* Ao sair de casa, feche a tampa dos ralos internos ou cubra-os com tapetes ou objetos.

1 Comentário

  • A Prefeitura é mentirosa ao informar que preocupa-se com o combate a dengue se ela mantém um terreno na Rua Joaquim Sampaio de Oliveira, no Abrigo social temporário com pelo menos quarenta carros em estado de ferro velho. As dezenas de criadouros, mato alto e já foi visto cobras. Tal situação encontra-se há quase dois anos, houve reclamações, mas a prefeitura informa que aguarda a realização de um leilão para retirar os carros. Grande parte dos carros abandonados encontram-se em área de APP. Vergonhoso. Tenho fotos e posso mandar para quem quiser ver.

Deixe um Comentário