Informe Publicitário

Um olhar sobre o início de Dorival Júnior como técnico do Brasil

Tamoios News
Stock Photo ID: 2080408513

O Brasil inicia sua primeira campanha na Copa América com Dorival Júnior como técnico neste inverno. A Seleção tem grandes chances de ser uma das favoritas para vencer o torneio nos Estados Unidos, mas não consegue ganhar títulos internacionais desde 2019, o que levou Tite a se despedir do cargo de técnico após a decepcionante Copa do Mundo de 2022 no Catar.

Dorival está sendo pressionado a dar conta do recado nos Estados Unidos, especialmente com a Copa do Mundo de 2026 também se aproximando. O Brasil tem alguns dos melhores jogadores da Europa, além de uma liga da Série A que está se fortalecendo cada vez mais, conforme demonstrado pelos jogadores selecionados na equipe final para a Copa América.

De fato, espera-se que o Brasil concorra com a atual campeã Argentina, bem como com a Colômbia e o Uruguai, pelo cobiçado título. Com jogadores como Vini Jr., Endrick, Gabriel Martinelli e Rodrygo, três dos quais atuam no Real Madrid, há profundidade suficiente para suprir a ausência de Neymar.

O ícone do Brasil teria sido um jogador-chave para a Seleção, mas uma lesão de longa duração sofrida quando ele chegou à Saudi Pro League tornou o trabalho de Dorival mais difícil do que o esperado. Enquanto aqueles que assistiram a aposta Brasil x Costa Rica verão que ainda há a expectativa de que o Brasil avance para as últimas fases da competição – nada é garantido no futebol internacional.

Os últimos jogos de preparação antes da Copa América foram motivo de preocupação. Talvez em um esforço para rodar sua equipe, Dorival sacrificou a construção de qualquer impulso, já que um desempenho abaixo do esperado em uma vitória por 3 a 2 sobre o México foi seguido por um empate em 1 a 1 com os anfitriões da Copa, os EUA.

Inicialmente, Rodrygo colocou sua equipe à frente, mas o atacante do Milan, Christian Pulisic, marcou o gol de empate, e o Brasil pareceu frustrado ao tentar furar o bloqueio baixo. Durante todo esse tempo, a equipe também parecia suscetível aos contra-ataques dos EUA, algo que definiu o mandato de Dorival como técnico.

“Há algumas jogadoras que estão definitivamente dentro e outras que não estão, mas o principal é que estou muito confiante”, disse ele após o empate com as Estrelas e Listras.

“Temos uma grande jornada pela frente e é natural que haja altos e baixos nos jogos. Estamos jogando com duas formações completamente diferentes, mas os jogadores já estão começando a render o que queremos, mesmo que não estejamos trabalhando juntos há muito tempo. Temos muitos outros dias pela frente e espero que possamos aumentar a qualidade.”

“Vocês podem pensar que jogamos um jogo posicional, mas é exatamente isso que eu não quero”, disse Dorival. “Quero que os jogadores alternem entre as posições. Quero ver muita liberdade de movimentação para que possamos colocar muitos jogadores no ataque para concluir as jogadas. Tivemos isso contra o México, com opções dos dois lados e atacando o espaço. Estamos buscando jogadas bem pensadas, e tudo isso é muito positivo.”

Enquanto o Brasil procura dominar as probabilidades de site de apostas futebol, existe a preocupação subjacente de que, se não conseguir marcar um gol logo no início ou matar o jogo, deixará que os adversários voltem a entrar nas partidas.

Isso foi demonstrado no empate de 3 a 3 com a Espanha em março, mas as coisas pareciam muito melhores quando eles venceram a Inglaterra por 1 a 0 em Wembley.

Com Carlo Ancelotti ligado ao cargo no Brasil, Dorival precisa acertar e melhorar seu início inconsistente no comando da Seleção. Vencer a Copa América garantiria seu emprego e permitiria que o Brasil ganhasse impulso antes da próxima Copa do Mundo.

Equipe final do Brasil para a Copa América de 2024:

Alisson (Liverpool), Bento (Atlético PR), Rafael (São Paulo), Beraldo (PSG), Bremer (Juventus), Eder Militão (Real Madrid), Gabriel (Arsenal), Marquinhos (PSG), Danilo (Juventus), Yan Couto (Girona), Guilherme Arana (Atlético MG), Wendell (Porto), Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Douglas Luiz (Aston Villa), Ederson (Atalanta), João Gomes (Wolves), Lucas Paquetá (West Ham), Endrick (Palmeiras), Evanilson (Porto), Gabriel Martinelli (Arsenal), Pepe (Porto), Raphinha (Barcelona), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Girona), Vinicius Junior (Real Madrid).