Alunos recebem lições de cidadania, meio ambiente e aulas básicas de ensino, tudo gratuitamente e graças aos esforços de empresários
São Sebastião (SP) – Centenas de crianças carentes que possivelmente poderiam estar fora das salas de aulas ou já inseridas no mundo das drogas ou do crime encontraram um porto seguro, bem próximo de suas casas, onde recebem lições de cidadania, meio ambiente e aulas básicas de ensino.
Tudo gratuitamente e graças aos esforços de empresários que acreditaram no projeto Verdescola, localizado em Barra do Sahy, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, que oferece aos alunos a possibilidade de exercer a cidadania e se projetar no mercado de trabalho futuramente.
O projeto Verdescola começou tímido. Funcionava em seis casas e um galpão e contava com o auxílio de voluntários. A propaganda “boca a boca” logo começou a se espalhar e dezenas de mães de crianças desassistidas começaram a procurar o projeto. Com a demanda crescente, foi necessário construir uma estrutura adequada para atender aos alunos.
O Verdescola foi idealizado quando a empresária Maria Antônia Civita, que possui residência nas proximidades, notou a grande quantidade de crianças e adolescentes envolvidos com drogas. Ela pensou numa forma de tirá-los desta situação, oferecendo a oportunidade de educá-los.
Maria Antônia contatou grandes empresas que ofereceram seus serviços e produtos para a construção da sede, inaugurada em 2008.
Agora o Verdescola funciona em um suntuoso e moderno prédio, na entrada da Vila Sahy, com salas de aulas amplas e arejadas, biblioteca, videoteca, monitores e professores qualificados. As mães dos alunos também são beneficiadas com cursos profissionalizantes e oficinas, como a de pintura.
A estrutura tem capacidade para atender até 1,1 mil alunos e atende atualmente 836 alunos das comunidades da Sahy, Vila Baiana, Vila Mosquito, Barra do Sahy, Vila Paraíso e Baleia Verde. São crianças, adolescentes, jovens e adultos que recebem atividades que visam à formação de cidadãos por meio dos projetos Verde Educação e Cultura, Verdesporte na Areia, Verdefestival e Gerando Futuro.
Os projetos promovem aulas de reforço escolar, leitura e interpretação, lógica, educação ambiental, informática, artes, música, oficinas de capacitação para mães, programas esportivos, entre outras ações fundamentais para o desenvolvimento da comunidade.
Uma horta comunitária está sendo criada para que a produção seja revertida para a própria merenda. “É nossa preocupação em oferecer aos alunos uma alimentação ainda mais saudável”, frisa a empresária Maria Antônia, presidente do Verdescola. A água da chuva é reaproveitada para a irrigação das hortaliças.
“As crianças que frequentam o Verdescola são carinhosas, educadas, e diferem de outras crianças que não frequentam escolas. Elas podem entrar (no projeto) com quatro anos de idade e enquanto frequentam as aulas formam uma base sólida, que as preparam para ingressarem futuramente em cursos profissionalizantes que irão enriquecer suas capacidades profissionais”, diz a empresária.
Desde cedo, os alunos já recebem noções relacionadas à preservação do meio ambiente. Pelas paredes do prédio, há diversos cartazes com desenhos e mensagens de conscientização, como “As árvores fazem a gente respirar” e “Proteja o meio ambiente e ele cuidará de você”.
Na Semana do Meio Ambiente, comemorada na semana passada, os alunos tiveram a oportunidade de realizar um passeio de barco pelo Rio Sahy. Muitos ficaram indignados com garrafas pet e latas de cerveja deixados por visitantes no leito do rio.
Instituto Verdescola
Rua Marginal, 44 – Vila Sahy – São Sebastião/SP
Tel.: (12)3863-7366 / 3863-7130
E-mail: verdescola@verdescola.org
http://www.verdescola.org.br
Fonte: Agência Ecopress