Por Salim Burihan
O número de mortes caiu em Caraguatatuba apesar da pandemia do coronavírus. O município que tem mais de 125 mil habitantes registrava em média 60 sepultamentos por mês, em março foram 41 mortes, nenhuma delas por covid-19. As suspeitas de casos de coronavírus chegaram à cidade no início de março, hoje, são 49 casos em investigação e uma morte suspeita sendo apurada.
O prefeito Aguilar Júnior anunciou ontem, segunda-feira(30), um possível óbito por suspeita de coronavírus na cidade. Trata-se de uma senhora de 79 anos, de São José dos Campos, que estava na casa do filho em Caraguatatuba. Ela faleceu na manhã desta segunda, na Santa Casa.
Mortes

Cemitério Municipal de Caraguatatuba
O levantamento do número de mortes foi feito junto aos dois cemitérios e às duas funerárias da cidade. A redução de mortes, segundo as informações obtidas, deve-se ao isolamento domiciliar, em decorrência da quarenta do coronavírus. Quanto mais gente em casa, menor é a possibilidade de acidentes nas ruas, por exemplo.
Nos dois cemitérios, o Municipal e o Bela Vista, foram registrados 41 sepultamentos em março, até esta segunda-feira(30). Em fevereiro, antes da quarentena, foram 62 enterros.
As duas funerárias que atendem a cidade, a Campo Santo e a Funerária Caraguatatuba, também confirmam a queda no número de mortes. Março, segundo as funerárias registra 30% a menos de sepultamentos que o mês de fevereiro.
“ Estão ocorrendo apenas mortes naturais e algumas violentas(homicídios). Com a quarentena a população tem ficado mais em casa e isso reduz mortes por acidentes automobilísticos e afogamentos, por exemplo”, afirmou o diretor da Funerária Caraguatatuba, Armando Isoldi.
Segundo ele, as pessoas idosas que permanecem em suas casas acompanhadas pela família estão tendo mais atenção e dedicação de todos. Isoldi disse que não houve nenhum sepultamento feito pela sua funerária com cadáver com suspeita de coronavírus.
“Recebemos o atestado de óbito e ainda checamos essa possibilidade com o médico da família pois temos que preparar o corpo adotando as normas exigidas pelas autoridades sanitárias em caso de morte ou suspeita de Covid-19. Independente disso, todos os nossos profissionais trabalham com equipamentos IPI, sempre trabalharam”, disse.
A funerária Campo Santo confirmou que houve queda no número de sepultamentos em março. Segundo o estabelecimento, a redução teria sido causada pelo isolamento social.
O Cemitério Municipal informou que foram 14 sepultamentos em fevereiro e oito em março, a maioria, por causas naturais, mas nenhum deles por suspeita de coronavírus.
No Cemitério Bela Vista, no Jetuba, foram 49 sepultamentos em janeiro, 44 em fevereiro e 33 neste mês de março, nenhum deles, também, com suspeita de coronavírus.
Maria Teresa, diretora do Cemitério Bela Vista, disse que todos os sepultamentos seguem as normas da Associação dos Cemitérios do Estado de São Paulo e do Sindicato dos Cemitérios Particulares do Brasil.
“Em caso de morte natural, o velório é de duas horas e pode ser acompanhado por 10 pessoas da família. Caso venha a ocorrer um possível caso de morte por coronavírus, o velório é suspenso e o sepultamento será feito em caixão lacrado, conforme as determinações sanitárias”, explicou.