Cidades

Jovem autor caiçara lança livro independente em São Sebastião

Tamoios News
Marcello Veríssimo
Marcello Veríssimo

Autor local publica obra independente, de olho no mercado editorial

Lançamento aconteceu na noite deste sábado (20) na livraria Satélite

Por Marcello Veríssimo

Romance e ficção são o pano de fundo de uma história repleta de surpresas e aventuras na obra “Senhores do Anoitecer”, do jovem escritor caiçara Anselmo Chagas, 19, que sob o pseudônimo Igor Dmirkutska lançou, na noite de sábado, 20, seu primeiro livro independente, na Livraria Satélite, na Rua da Praia, região central de São Sebastião.

O lançamento atraiu bom público em uma noite fria para prestigiar o jovem escritor, que mesmo sabendo das dificuldades do mercado editorial resolveu bancar a obra para ter o nome conhecido e, com isso, também atrair propostas de editoras, além de suprir uma lacuna ao incentivar o jovem da era das redes sociais a ler livros.

Apesar do número de páginas – são aproximadamente 500 –, ele conta que é a realização de um sonho. “É um romance, não no sentido de história romântica, mas na narrativa. É uma fantasia, ficção sombria. Todo autor, quando vai escrever alguma coisa, tem que ter um parâmetro para construir a narrativa, claro que vai um pouco de mim no texto, só que é tudo invenção da minha cabeça, sem nenhuma vivência pessoal”, conta o autor.

21m

Primeira publicação independente lançada pelo jovem, o livro despertou a curiosidade do público que passou pela livraria. Muitos amigos também foram prestigiar o evento, entre elas a jornalista Maria Angélica Miranda, 58, que há 21 anos promove o encontro de autores em São Sebastião, que reúne escritores de toda a região. “Aposto nessa nova geração de escritores que está surgindo para dar continuidade ao nosso trabalho”, disse ela, que também já atuou como radialista.

De acordo com o escritor, que até chegou a receber propostas de editoras, mas que segundo ele “não agradaram muito”, a iniciativa de uma publicação independente faz com que ele tenha “o controle de tudo”, como, por exemplo, a confecção da capa e a diagramação de texto e fotos.

Igor contou ainda que “demorou um tempo” entre escrever a história e pensar sobre a publicação. “Já escrevo há sete anos, descartei alguns livros antes desse que consegui terminar, maturei a ideia e resolvi publicar”.

Mas antes do lançamento, o jovem escritor, que é estudante do curso de Direito, ainda ficou aproximadamente 1 ano conversando com editoras antes de resolver bancar a publicação. “Na verdade, a literatura, o escrever vem antes de tudo na minha vida. Eu comecei a escrever o livro antes de escolher a faculdade que optei fazer. Escolhi Direto que é uma faculdade que eu gosto, mas quando escolhi a faculdade já tinha o livro pronto, então não possui assim uma ligação muito direta”, filosofou o escritor.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.